Sabugueiro: os benefícios da planta que estará no bolo do casamento real

A aguardada cerimônia da união de Meghan Markle e Príncipe Harry terá um bolo cítrico que contará com licor da flor de sabugueiro

Por Camila Junqueira, Luiza Monteiro - Atualizado em 21 Maio 2018, 12h33 - Publicado em 18 Maio 2018, 16h28

O bolo do casamento real, que acontecerá neste sábado (19) e marcará a união do Príncipe Harry com a atriz Meghan Markle, é tão impressionante quanto a própria cerimônia. Com 200 limões, 500 ovos e 20 kg de manteiga, a receita – preparada pela confeiteira Claire Ptak, dona da confeitaria Violet Cakes – deverá servir cerca de 600 convidados e um ingrediente em especial despertou a curiosidade do público: o licor da flor de sabugueiro, fruta silvestre que dará um toque adocicado à prepração. Mas, afinal, para que mais serve esse ingrediente?

Benefícios do sabugueiro

Comum na Europa, a flor de sabugueiro é um poderoso descongestionante. Ela aumenta e fluidifica secreções no pulmão, facilitando a eliminação do catarro e aliviando resfriados. Outra função importante do sabugueiro é o efeito antitérmico: um chá feito com as flores é um bom remédio caseiro para baixar a febre.

Flor de sabugueiro do bolo do casamento real
Planta e flor de sabugueiro. ClaraNila/Thinkstock/Getty Images

Rica em flavonoides, sais minerais e um composto chamado rutina, a planta também pode ser usada para combater a prisão de ventre. Apesar dos benefícios, não é recomendado exagerar na dose, já que os efeitos tóxicos do sabugueiro são pouco conhecidos.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Chá de sabugueiro para baixar a febre 

INGREDIENTES:

  • 1 colher (sobremesa) de flores de sabugueiro
  • 1 xícara (chá) de água fervente

COMO FAZER:

Continua após a publicidade

Coloque as flores na água fervente e abafe por 10 minutos. Em seguida, coe e espere amornar. Tome até 5 xícaras por dia.

View this post on Instagram

Want to know what's in the #RoyalWedding cake? Follow our Instagram story to find out 🍰

A post shared by Duke and Duchess of Cambridge (@kensingtonroyal) on

Fontes: As informações sobre o sabugueiro foram tiradas dos livros “Guia de Plantas Medicinais de A a Z: 76 espécies aprovadas pela ciência” – Revista Saúde (Editora Abril) e “Plantas Medicinais em Casa: A ajuda mais natural para cada ocasião” (Escrituras Editora).

Continua após a publicidade
Publicidade