Saiba onde comprar produtos orgânicos perto da sua casa

Consulte o Mapa de Feiras Orgânicas do Idec. São mais de 700 endereços cadastrados, de norte a sul do país.

Você gostaria de consumir mais alimentos orgânicos, mas não sabe onde comprar? Problema resolvido: o site feirasorganicas.org.br – uma ferramenta de busca rápida organizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) – informa mais de 700 endereços em todo o Brasil, entre três tipos de iniciativas diferentes:

  • Feira orgânica: ela diminui intermediários no processo (e, consequentemente, o preço) de compra e venda, estimula a autonomia do produtor e valoriza a produção local de alimentos.
  • Grupo de consumo responsável: as pessoas envolvidas têm a tarefa de encontrar e criar formas viáveis para que os itens cheguem dos produtores aos consumidores, sem remunerar a mais nem a menos a produção e a venda.
  • Comércio parceiro: um tipo de loja que, além de alavancar o trabalho do agricultor, tem a proposta de comércio justo e transparente – o consumidor sabe quanto está pagando para o produtor e o comércio (geralmente, o valor total é mais baixo que no supermercado).

Leia mais: Alimentos que são melhores em sua versão orgânica

O site Mapa das Feiras Orgânicas existe desde 2015, mas só agora está mais fácil de ser navegado. “Além disso, com a atualização recente, ele ganhou duas novas seções: receitas (são mais de 100 opções com ingredientes de diferentes regiões do Brasil) e biblioteca (reúne artigos, cartilhas, livros e vídeos sobre orgânicos e agricultura familiar)”, conta a pesquisadora de alimentos Mariana Garcia, do Idec. Outra novidade: no celular, ele funciona via aplicativo.

Entenda: Os orgânicos são mais ricos 

Se quiser, você pode contribuir com a plataforma, já que se trata de uma ferramenta colaborativa. “Existe um espaço para os usuários cadastrarem novas feiras e lojas de comércio parceiro, mas eles só passam para a lista efetiva depois da curadoria do Idec”, explica Mariana. Essa atualização é feita quase que semanalmente e, por isso, vale consultar o site com frequência para encontrar o melhor endereço para você.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s