Beber água com gás faz mal à saúde como o refrigerante?

Descubra as diferenças entre as bebidas gaseificadas e faça as melhores escolhas para a sua saúde

A água com gás pode parecer uma opção mais saudável, se comparada às opções de bebidas no mercado como refrigerantes e sucos. Mas é sempre recomendado verificar o rótulo do produto para conferir se não possuem adoçantes, sódio ou outros aditivos. Os refrigerantes gaseificados, por exemplo, contêm baixo pH e, por isso, podem corroer o esmalte dos dentes. Mas um estudo publicado no início deste ano no Journal of the American Dental Association revelou que o pH da água com gás (cerca de 5), não é baixo o suficiente para desgastar o esmalte. Ou seja, não faz mal à saúde!

Veja também: 10 águas aromatizadas para fazer em casa

Por outro lado, as águas gaseificadas industriais (aquelas com sabores, sabe?) são preparadas com ácido cítrico e podem causar danos ao esmalte. Já a club soda, que não é igual a água com gás, recebe substâncias como bicarbonato de sódio, cloreto de sódio, fosfato de sódio e citrato de sódio para cortar a acidez da água. A quantidade de sódio é pequena e varia entre as marcas, mas pode comprometer a saúde se você consumir com frequência. Por isso, cuidado! Excesso de sódio pode aumentar a pressão arterial e causar inchaço. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Erickson Antunes

    Caros Editores,

    até onde tenho ciência, agua gaseificada tem ph abaixo de 6,00. Desta maneira, ela acidifica o organismo – sendo tomada com regularidade – favorecendo o surgimento de doenças tais como o cancer.

    Peço a gentileza de me concederem um retorno quanto a este comentário.

    Desde já, agradecido.

    Erickson Antunes

    Curtir