Como cuidar da pele queimada do sol com ingredientes caseiros

Listamos as medidas que realmente funcionam para aliviar o incômodo

Por Caroline Randmer (colaboradora) - 8 jan 2018, 18h57

1. Leite gelado

Compressas de leite gelado aliviam a inflamação e amenizam a dor da queimadura. “Isso acontece porque, além das proteínas da bebida, a baixa temperatura reduz a circulação sanguínea e anestesia as terminações nervosas afetadas”, explica Caio Lamunier, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

2. Aloe vera

A planta tem poder calmante, anti-inflamatório e antibacteriano, ideal para quem exagerou nas horas sob o sol. Além disso, tanto o gel extraído da babosa quanto os produtos que levam a planta em sua composição agem como uma camada protetora ao mesmo tempo que deixam a pele recém-vermelha respirar. A aloe vera ainda é rica em nutrientes, sais minerais, vitaminas e enzimas capazes de hidratar e regenerar a pele.

 

3. Soro fisiológico

“Lavar a região com soro fisiológico reduz o processo inflamatório e previne infecções”, diz Caio. A melhor maneira de fazê-lo é jogar o soro na região e deixar escorrer para imitar o efeito de lavagem em água corrente. Para secar, use uma toalha e aplique uma pressão suave – mas não esfregue.

4. Camomila

Seu efeito calmante é amplamente conhecido, mas o que você talvez não saiba é que o chá de camomila pode ser usado não só para deixá-la mais tranquila como também para tratar o estrago do sol no corpo. Basta deixar a bebida esfriar na geladeira e usá-la para fazer compressas. “Deixe agir no local da queimadura por 10 minutos para amenizar a dor e auxiliar na cicatrização”, ensina Caio.

Continua após a publicidade
Publicidade