O que sua menstruação diz sobre você?

Alterações no seu ciclo menstrual podem indicar complicações de saúde

Por Caroline Randmer - Atualizado em 2 jan 2017, 22h51 - Publicado em 23 dez 2016, 10h15

Cada mulher menstrua entre 400 e 500 vezes durante a vida. E já que o ciclo é algo tão recorrente em nossa vida, nada mais necessário do que a gente entender sobre o assunto mais a fundo. Confira a seguir o que as características da menstruação dizem sobre a sua saúde.

Cor e cheiro

Nem toda menstruação desce vermelha. Isso porque não é apenas sangue que eliminamos nessa época do mês, mas, sim, uma mistura do plasma com muco e partículas do revestimento do útero. Por isso, se você se deparar com uma cor amarronzada ao ir ao banheiro, não se preocupe. Mas atenção, pois o cheiro fora do espectro ‘normal’ pode indicar uma infecção vaginal ou uma doença sexualmente transmissível.

Duração

Apesar de variar de mulher para mulher, um sangramento considerado habitual dura entre três e sete dias e se renova a cada 24 a 35 dias. Se o fluxo persistir por mais de oito dias corridos, converse com seu médico, pois o problema pode representar alterações hormonais.

Continua após a publicidade

Leia mais: Conheça a calcinha que dispensa o uso de absorventes

Volume

Se você anda tendo que trocar o absorvente mais de uma vez a cada hora, fique alerta. Isso pode ser sinal de pólipo uterino (anomalia da parede muscular do útero) ou miomatose. “Também existem patologias que diminuem o fluxo, como as sinequias uterinas, que nada mais são do que cicatrizes ou aderências nas paredes do órgão”, conta Marcos Arcader, ginecologista do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro (RJ).

Consistência

O natural é que o sangue seja líquido e bem uniforme. Caso perceba a presença de coágulos, especialmente os grandes – de aproximadamente dois ou três centímetros de diâmetro –, procure seu médico, pois pode ser que o organismo esteja sofrendo um desequilíbrio já que o útero, normalmente, é munido de enzimas capazes de quebrar esses aglomerados de sangue.

Continua após a publicidade
Publicidade