Por que algumas pessoas são mais propensas a ter cárie do que outras?

A questão, aqui, vai muito além da frequência de escovação e no uso de fio dental. Descubra, agora, o que influencia de verdade no aparecimento das inimigas

A ideia de higiene bucal é: se você escova os dentes e usa fio dental com frequência, não terá cáries, certo? Não, errado. Cuidar da saúde dos seus dentes é importante, mas não é só esse fator que está relacionado com o aparecimento de cáries. Na verdade, os grandes responsáveis são: a sua dieta e o seu DNA.

“Não existem estudos clínicos comprovando que o uso do fio dental e a escovação ajudam a reduzir as cáries”, afirma Page Caufield, dentista e pesquisador da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Então, de onde será que vêm os pontinhos pretos? Sua formação ocorre em dois momentos: com o processo de fermentação do açúcar e por causa de pequenos furos nos dentes, que surgem com o desgaste causado pela mordida de cada um.

Logo, se você cortar o doce da dieta vai eliminar as cáries causadas pelas bactérias naturais do corpo, que tentam quebrar os açúcares ingeridos. E, algumas pessoas, podem ser mais propensas a sofrer com os desagradáveis efeitos do doce do que outras. “Há um componente genético que responde por cerca de 1/3 dos casos de cáries, que está relacionado com o formato dos seus dentes e a quantidade de saliva que você produz”, diz Caufield.

Se você é da turma que vai ao dentista e sempre encontra uma surpresa, Caufield recomenda o uso de selantes –  técnica feita no consultório – ou pasta de dente com flúor, que pode reduzir em 20% o desenvolvimento de novas bactérias.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s