Solidão pode fazer mal ao seu coração, sabia?

Tom Jobim tinha razão: é impossível ser feliz sozinho. Pelo menos foi isso o que revelou esta nova pesquisa!

Em 1967 o compositor Tom Jobim já anunciava, em sua música “Wave”, o que os pesquisadores descobriram agora: a solidão faz com que você fique doente. É isso mesmo! De acordo com o estudo, publicado no jornal científico Heart, o isolamento social ou os sentimentos de solidão podem aumentar o risco de doença coronária e AVC (acidente vascular cerebral).

Realizada com informações de 23 estudos diferentes e dados de 180 mil homens e mulheres de 18 anos, a pesquisa revelou que em 21 anos aconteceram 4.628 casos de doenças do coração e 3.002 derrames. Entre as causas estão: a solidão, o isolamento social e, em algumas situações, ambos.

Os cientistas descobriram que a solidão e o isolamento social aumentaram o risco relativo de ter um ataque cardíaco, angina ou morte por doença cardíaca em 29%, e o risco de derrame em 32% – isso sem nenhuma distinção entre homens e mulheres.

“O resultado mostra que ficar sozinho é um fator de risco. Então, devemos evitar ao máximo essas situações”, disse Nicole K. Valtorta autora do estudo e pesquisadora na Universidade de York, na Inglaterra. Contudo, vale ressaltar que o experimento é uma revisão de estudos observacionais, por isso não foi possível estabelecer as relações de causa e efeito.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s