Continua após publicidade

Suco de cranberry pode diminuir o risco de doenças cardíacas

Uma pesquisa recente aponta a fruta como principal agente na melhora da circulação do sangue, da função renal e na filtração de impurezas do corpo

Por Mariana Amorim (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 19h19 - Publicado em 13 out 2015, 15h23
HandmadePictures/ Thinkstock/ Getty Images
HandmadePictures/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade
Você, provavelmente, já ouviu falar que a cranberry é uma poderosa aliada na prevenção de infecção urinária. Mas agora você tem um motivo ainda maior para incluir a frutinha no seu cardápio. Uma

 nova pesquisa, apresentada na última Conferência de Pesquisa em Saúde Cranberry, em Wisconsin, apontou que a cranberry também evita doenças cardíacas. A fruta é rica em polifenol, um antioxidante poderoso que melhora a circulação do sangue, a função renal e hormonal e a filtração de impurezas do corpo. 

 
O estudo foi feito com dez homens saudáveis, com idade entre 18 e 40 anos, que tomaram aproximadamente dois copos de suco de cranberry, com diferentes concentrações da fruta. E para detectar quaisquer alterações, os pesquisadores coletaram amostras de sangue e urina no início do estudo, e nas horas seguintes. Esse material apresentarou melhorias no fluxo sanguíneo desses homens. Inclusive com os que tomaram sucos com 25 a 27% de suco de cranberry tiveram um efeito positivo. Por conta da melhora no fluxo de sangue dos participantes, os pesquisadores acreditam que a fruta pode reduzir o risco de aterosclerose, uma doença em que ocorre o acúmulo de colesterol e placas de gordura nas paredes das artérias.
Continua após a publicidade
 
Quer mais motivos para apostar na cranberry? Ela reforça ainda o sistema imunológico, de acordo com um estudo da Universidade Maryland Medical Center, nos Estados Unidos. Mérito da vitamina C, presente em alta concentração na fruta. Uma outra pesquisa, dessa vez da Universidade de Manseau, no Canadá, mostrou o potencial dos fitoquímicos do cranberry (entre eles as antocianidinas) na modulação de radicais livres altamente lesivos, prevenindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. “A fruta ainda favorece a produção de colágeno graças à vitamina E”, diz a nutricionista Bianca Naves. Mais: dois copos por dia do suco ou do extrato melhoram o rendimento físico.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.