Veja o jeito certo de limpar o seu carro e evitar doenças

Fazer uma faxina no veículo pode afastar uma série de probleminhas, sabia? Para facilitar a sua vida, a gente tem um guia com os cuidados que você deve ter

Por Maria Lúcia Zanutto Atualizado em 16 fev 2017, 11h04 - Publicado em 25 fev 2016, 16h21

Rinite, conjuntivite, alergias… E se a gente dissesse que estas e outras doenças podem ser evitadas com uma simples limpeza do seu automóvel? No Encontro Ford Saúde a Bordo, a médica infectologista, Dra. Alina Habert explicou alguns cuidados que devemos ter com o veículo para evitar problemas de saúde. Aqui, ela lista as partes que devem ser higienizadas com frequência:

1. Estofado e cinto – tire o excesso de sujeira com um papel toalha e, se necessário, limpe com água e sabão.
2. Volante e cambio – o ideal é utilizar o álcool 70 % para desinfetar as áreas, porque o comum não consegue fazer essa faxina pesada. Ao contrário, ele faz com que a sujeira grude ainda mais nas partes do carro. Dica: use o álcool e, em seguida, aplique um silicone. Isso evita o ressecamento das peças.
3. Painel e tela touch – nessas áreas sensíveis, você não pode usar o álcool. A sugestão, então, é aplicar produtos específicos para telas (computador e celular) para facilitar a limpeza.
4. Cadeirinha da criança – utilize o álcool 70% para desinfetar.
5. Tapete – tire o excesso com uma vassoura e, se necessário, lave.

“Placas bacterianas, vírus e ácaros são caronas desagradáveis que você carrega no carro e, muitas vezes, nem sabe. Eles estão presentes no ar que respiramos, na cadeirinha do bebê, nos restos de comida e também em nossos sapatos. Por isso, você deve limpar o carro com frequência para garantir que a saúde dos usuários não seja comprometida”, explica Alina.

Como fazer a faxina? Passar só o álcool não resolve. Primeiro você precisa tirar as camadas mais grossas de sujeira como terra, poeira, lama, suor… Depois, você precisa desinfetar. Neste caso, o álcool 70% é o mais indicado. Nas telas, a sugestão é utilizar um spray específico ou espumas. “Limpe quando você achar que aquela parte está com algum tipo de secreção (saliva, lágrima, suor, muco)”, diz Alina. Vale ressaltar que a manutenção do ar condicionado (filtros e dutos) também é importante.

Check-list da limpeza:

  • Desinfetar em casos específicos (citados acima).
  • Aspirar o carro com frequência.
  • Lavar com água e sabão (quando necessário).
  • Ter sem uma sacolinha de lixo a mão.
  • Usar álcool 70%.
  • Carregar uma garrafinha de água no carro, porque o corpo perde a lubrificação com o ar condicionado.
Continua após a publicidade
Publicidade