Você deveria tirar um cochilo no meio do dia. Descubra por que

O hábito, muito comum em alguns países da Europa, melhora a saúde e ainda reduz o stress, a ansiedade e o desejo por guloseimas!

Os gatos parecem saber dos benefícios da soneca. Os bebês também. Então por que não aderir ao hábito? Passar o dia à beira da exaustão, executando tarefas é, muitas vezes, uma necessidade. Mas há outros momentos em que fechar os olhos por um tempinho realmente poderia te proporcionar um bem enorme.

Embora tirar um cochilo possa ser visto como algo errado no mundo adulto, cochilar regularmente é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu corpo e para a sua mente. Pense em como é ruim passar o dia sonolenta. Descansar no sofá por alguns minutos soa fantástico, certo? Estudos têm mostrado que realmente é. Confira o que você tem a ganhar com o hábito.

Aguça funções cognitivas
Nós todos sabemos que se você não dormir o suficiente durante a noite, não terá um bom rendimento durante o dia. E assim como o sono de longa duração, a soneca também pode melhorar a capacidade de aprendizagem e de manter informações. Tirar uma soneca de 60 a 90 minutos impulsiona o desempenho mental por até 24 horas depois.

Melhora a saúde do coração
Um estudo de Harvard mostrou que pessoas que tiram sonecas regularmente são menos propensas a ter problemas de coração ao longo da vida. Cochilar compensa os estragos que a falta de sono pode causar. Então, o que é uma soneca regular? Pelo menos três vezes por semana por, no mínimo, 30 minutos.

Reduz stress e ansiedade
Um estudo em 2012 mostrou que três hormônios do estresse aumentaram quando os participantes não cochilaram, causando mais stress, o que prejudica a saúde. Cochilar pode reverter o quadro, te acalmando no horário de pico do estresse.

Diminui o desejo por guloseimas
Quando você está cansada e sem energia, faz sentido que você queira algo para comer. E pode também ser o start para abusar das guloseimas. A alternativa? Cochilar para aumentar a energia e não pensar sobre a tentação – porque você está dormindo! Uma soneca de apenas 10 a 15 minutos pode livrar você do desejo de atacar aquela barrinha de chocolate.

Melhora o desempenho físico
Cochilar pode parecer ser o oposto de malhar mas, na verdade, estudos mostram que os atletas que tiram sonecas curtas têm melhor desempenho em relação à velocidade e reação motora. Não há nada de errado com cochilar, e certamente não a faz preguiçosa. Se você estiver se sentindo estressada ou ansiosa, reserve algum tempo durante o dia para tirar uma soneca rápida, pode ser de apenas 10 minutos. Você vai se sentir muito mais energizada e relaxada – e talvez até mais feliz!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s