Pilates: 5 movimentos para aliviar dores na lombar, joelhos e mais
Confirma quais exercícios podem ajudar a aliviar dores de diferentes partes do corpo
Além de ser uma modalidade ótima para a saúde da mente e para fortalecer os músculos, também é possível apostar no pilates para dores no corpo, principalmente aquelas crônicas ou decorrentes de problemas musculoesqueléticos.
De acordo com Josi Araújo, fisioterapeuta e professora da Pure Pilates ele trabalha o fortalecimento muscular, a flexibilidade e o alinhamento postural, fatores essenciais para aliviar o desconforto. Diante disso, a profissional listou cinco dores comuns que podem ser aliviadas com a ajuda desta prática. Confira a seguir!
Pilates para melhorar dores no corpo
1
Dor lombar
A dor lombar é uma das queixas mais comuns, geralmente causada por má postura, fraqueza muscular ou desequilíbrios. O Pilates trabalha o fortalecimento e estabilização dos músculos abdominais, pélvicos e dorsais, o que ajuda a reduzir a sobrecarga na região lombar e fornece suporte adequado para a coluna. Os exercícios também promovem uma melhoria na mobilidade e na flexibilidade, evitando a rigidez.
Movimento para melhorar as dores: Spine Strech (alongamento da coluna)
Sente-se com o tronco reto, pernas esticadas à frente. Mantenha seus braços retos elevados na altura dos ombros, procure manter a sensação de crescimento da cabeça em direção ao teto. Leve os braços em direção aos pés arredondando sua coluna. Retorne montando a coluna na posição inicial. Faça 6 a 8 repetições. Dica: se sentir dificuldade, sente-se em algum calço ou dobre um pouco seus joelhos.
Dor cervical e tensão no pescoço
A dor na coluna cervical é uma designação utilizada para toda dor na região do pescoço. Suas causas são variadas, incluindo diversos fatores como o envelhecimento, passar muito tempo na mesma posição ou sofrer de obesidade, fraqueza muscular, lesões e acidentes, por exemplo.
Movimento para melhorar as dores: fortalecimento da cintura escapular na barra fixa do cadillac
Sentado abaixo da barra fixa do Cadillac, com as molas bem resistentes vindo de cima. Realizar a extensão de ombros com a flexão de cotovelos.
3
Dor no ombro
As dores no ombro podem ter diversas causas, devido à complexidade da articulação e à sua alta mobilidade, incluindo quadros como tendinite, bursite, lesões no manguito rotador, osteoartrite, artrite reumatóide, traumas diretos, compressão ou lesão dos nervos da região do ombro, desgastes, lesões, entre outros.
O Pilates pode ajudar de maneira significativa em diversos tipos de dor no ombro, trabalhando tanto na recuperação quanto na prevenção de lesões. A prática atua em várias frentes, desde o fortalecimento muscular e melhora da postura até o aumento da mobilidade e consciência corporal.
Movimento para melhorar as dores: Push Up
Exercício como o push up pode ser usado como prevenção das lesões de ombro. Porém, exige que o aluno tenha boa consciência corporal e contração abdominal além de bom alongamento da cadeia posterior. De pé, o aluno leva as mãos até o chão, vai alternando os braços até chegar à posição da prancha. Depois realiza apoios, expirando na extensão de ombros e cotovelos e então retorna à posição de pé também alternando os braços pelo chão.
Dor no joelho
A dor no joelho é um problema comum que pode afetar pessoas de todas as idades, e o Pilates pode ser uma ferramenta poderosa tanto na prevenção quanto na reabilitação dessas condições. Ele ajuda a fortalecer os músculos ao redor do joelho, melhorar o alinhamento e promover o equilíbrio muscular.
“Como na modalidade trabalhamos de forma direcionada para o alívio das dores e patologias no joelho, focamos em no fortalecimento dos músculos ao redor do joelho, como quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilhas, que são essenciais para estabilizar a articulação e diminuir o impacto nas estruturas do joelho. Fortalecer esses músculos ajuda a distribuir melhor a carga ao redor do joelho, reduzindo a pressão na articulação.”
Movimento para melhorar as dores: Going Up Front
Em pé na cadeira, apoie um pé no assento e o pé contralateral no step. Realize a extensão do quadril e joelho que estão sobre o assento, subindo verticalmente na Chair. Retorne à posição inicial.
Dor ciática
A dor ciática é uma condição que pode ser extremamente debilitante, caracterizada por um forte incômodo que irradia ao longo do nervo ciático – o maior do corpo humano, que se estende da parte inferior da coluna até os pés.
“Essa dor geralmente afeta apenas um lado do corpo e pode variar de leve a severa, sendo frequentemente acompanhada por formigamento, dormência ou fraqueza nos músculos das pernas e pés”, explica a profissional.
Segundo ela, o Pilates pode ser uma excelente abordagem para esse problema, pois trabalha o fortalecimento, a mobilidade e o alinhamento da coluna, ajudando a aliviar a pressão no nervo ciático. “Ao melhorar a postura, aliviar a compressão no nervo ciático e alongar os músculos tensos, o pilates ajuda a reduzir significativamente a dor e a prevenir futuras crises. Além disso, por ser de baixo impacto, a modalidade pode ser praticada com segurança por pessoas com diferentes níveis de dor e capacidade física”, afirma.
Movimento para melhorar as dores: Hamstring Stretching
O movimento tem o objetivo de alongar a cadeia posterior, glúteo máximo e mobilizar a coluna vertebral.
Em pé, de frente para a cadeira na região posterior, deixe um dos membros inferiores estendido e com o pé no solo enquanto o outro membro inferior fica flexionado apoiado no assento do aparelho. A coluna fica em posição neutra. Mobilizando apenas a coluna, flexione o tronco empurrando o step para baixo. Retorne à posição inicial.