Continua após publicidade

Água com clorofila faz bem ou é mais uma tendência furada do TikTok?

Usuários do TikTok garantem que a água com clorofila tem vários benefícios para a saúde. Mas, afinal, o que diz a ciência sobre isso? Confira

Por Ana Paula Ferreira
3 out 2023, 10h00

Você pode ter visto água com clorofila em seu feed do TikTok, com internautas jurando que existe uma série de benefícios em sua ingestão.

Se você prestou atenção nas aulas de biologia, provavelmente sabe que a clorofila dá às plantas sua tonalidade verde e desempenha um papel na fotossíntese. Mas o que esse pigmento verde que ajuda a produzir alimentos vegetais tem a ver com a saúde humana?

De acordo com influenciadores do bem-estar, os suplementos líquidos de clorofila são uma cura milagrosa para tudo, desde acne até odor corporal. Algumas delas são mais plausíveis, enquanto outras são boas demais para serem verdade, sendo difícil chegar à conclusão de quais afirmações acreditar. Por esse motivo, buscamos informações com base científica a respeito da água com clorofila. Veja a seguir!

O que é água com clorofila?

A clorofila é o composto natural que torna a grama e as folhas verdes e também desempenha um papel importante no processo de fotossíntese, quando as plantas convertem a luz solar em nutrientes. Todas as plantas verdes, como brócolis, couve, espinafre e salsa, contêm clorofila.

Popular para consumo por suas propriedades antioxidantes e benefícios gerais para a saúde, ela é utilizada por muitas pessoas como suplemento ou alternativa ao consumo direto de verduras. No entanto, a versão líquida – ou seja, a “água” popularizada pelo TikTok – não é clorofila pura.

Continua após a publicidade

O que se vê lá é, na verdade, uma mistura de sais de cobre e sódio derivados da clorofila.

“Esta mistura é um produto semissintético e solúvel em água, derivado da clorofila, mas ligado ao cobre em vez do magnésio, tornando-a mais fácil de absorver”, apontou um estudo feito em 2020. No entanto, não há evidências objetivas de que a absorção da clorofila precise de melhorias na forma como já a conseguimos: comendo plantas verdes.

Os benefícios da água com clorofila

Existem inúmeras afirmações sobre os benefícios da clorofila líquida e, embora algumas tenham evidências que as confirmem, nem todas são apoiadas pela ciência.

Algumas das reivindicações mais “dramáticas” em torno da clorofila líquida incluem eliminação de acne e odor corporal, prevenção do câncer, limpeza do sangue, perda de peso e muito mais. Várias dessas afirmações são, na melhor das hipóteses, tênues – com resultados e associações mistos, porém sem provas claras – mas a água com clorofila ainda tem alguns benefícios mais plausíveis. São eles:

Continua após a publicidade
1

Combate a inflamação

Um estudo de 2012 que analisou as atividades anti-inflamatórias da clorofila concluiu que ela e seus componentes são agentes anti-inflamatórios valiosos, que podem ajudar a tratar a inflamação e doenças relacionadas.

Pesquisas adicionais apontaram que a clorofila líquida, quando aplicada na pele ou ingerida, ajuda a reduzir a inflamação de feridas ou acne, enquanto pequenos ensaios clínicos demonstraram uma melhora na acne sem efeitos colaterais notáveis. Muitos desses estudos, contudo, foram feitos apenas em ratos, sendo necessário ter mais pesquisas a respeito.

Continua após a publicidade
2

Propriedades antioxidantes

Estudos descobriram que a clorofila e seus derivados atuam como antioxidantes, que são moléculas que combatem os radicais livres no corpo, ajudando assim a prevenir os danos à pele e às células, além dos potenciais riscos à saúde (como o câncer) que estes podem causar.

Embora estes estudos tenham se mostrado promissores em ratos e vermes, são necessárias mais pesquisas para demonstrar que estes efeitos são suficientes para proporcionar benefícios mensuráveis em humanos.

Continua após a publicidade
3

Ajuda na desintoxicação natural

Estudos também demonstraram evidências de que a clorofila auxilia no nosso processo natural de desintoxicação, especificamente na redução de aflatoxinas ingeridas (relacionadas à exposição a fungos) e metais pesados.

Curiosamente, a estrutura da clorofila nas plantas é muito semelhante à da hemoglobina – a estrutura proteica dos glóbulos vermelhos – nos humanos e é considerada como apoio à qualidade dos glóbulos vermelhos e, portanto, circulando energia e oxigênio no corpo. Mais uma vez, porém, são necessários mais estudos para realmente dizer se a clorofila tem estes efeitos.

Continua após a publicidade
4

Propriedades antienvelhecimento

Embora tênues, existem algumas evidências de que a clorofila pode promover uma pele jovem. Isso porque a clorofila é uma excelente fonte de vitaminas A, C e E, que contribui para a reparação celular e o rejuvenescimento de uma pele saudável e brilhante.

Além disso, um estudo de 2015  mostrou resultados significativos quando 10 participantes aplicaram gel de clorofilina na pele danificada pelo sol durante oito semanas. Embora o estudo tenha sido pequeno, não existiram desvantagens reais ou efeitos adversos.

Há riscos em consumi-la?

A clorofila líquida é geralmente segura para consumo e não há limite superior de toxicidade reconhecido. No entanto, mulheres grávidas e lactantes devem evitar, pois há pesquisas limitadas sobre sua segurança para esses grupos.

Pessoas que tomam metotrexato – um medicamento usado para tratar psoríase, câncer e artrite reumatóide – também devem evitar a clorofila líquida, assim como qualquer pessoa que tome um multivitamínico que inclua cobre, uma vez que a clorofila líquida tem mais do que a dose diária recomendada de cobre. Portanto, tomar muito tem o potencial de contribuir para a toxicidade.

O consumo regular de água com clorofila pode levar ao aumento da sensibilidade ao sol, então esteja atento ao usar um bom protetor solar se decidir integrá-lo à sua rotina. Pelo mesmo motivo, é indicado evitar ou minimizar o uso de clorofila líquida se tomar medicamentos específicos que também aumentam a fotossensibilidade, como medicamentos para acne.

Por fim, outro risco é apresentar efeitos colaterais gastrointestinais, como náuseas, vômitos ou diarreia. Sendo assim, é sempre melhor consultar profissionais de saúde para personalizar um plano de suplementos com base em seu histórico médico e objetivos de saúde.

Publicidade