Continua após publicidade

Alimentos para quem corre: nutri aponta quais não podem faltar

Uma boa alimentação faz toda a diferente para os praticantes desta modalidade. Por isso, veja quais são os principais alimentos para quem corre

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 17h41 - Publicado em 20 fev 2024, 10h00
Saiba o que pessoas que praticam corrida devem consumir
Saiba o que pessoas que praticam corrida devem consumir (Drazen Zigic/Freepik)
Continua após publicidade

Independente da modalidade praticada, a alimentação certa é importante para obter energia e maior desempenho, e na corrida não é diferente. Boas práticas no pós-treino são necessárias para que o organismo consiga recuperar o que foi perdido, porém, é comum muitos corredores relatarem falta de energia durante a atividade.

De acordo com a nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, Flávia Ribeiro, apesar da busca por métodos perfeitos na rotina de treinos, diversas pessoas se esquecem das estratégias alimentares. Assim, saber identificar quais alimentos são adequados para repor a energia é importante tanto para aqueles que mantêm uma linha regrada de treinos quanto para iniciantes.

“A atividade física exige mais do organismo devido ao maior esforço feito, já que nosso corpo realiza vários processos metabólicos que necessitam de nutrientes específicos. Existem diversos alimentos, entre frutas, verduras, legumes e proteínas, que servem para ganhar um vigor a mais e que ajudam na performance e recuperação”, afirma a nutricionista.

Alimentos para quem corre

Segundo a profissional, os principais alimentos para serem consumidos no pós-treino tardio são os ricos em proteínas, como ovos cozidos, atum, sardinha, carne ou frango. Eles são fontes alimentares essenciais após a prática dos exercícios, assim como o leite para aqueles que não têm alergia ou sensibilidade.

Continua após a publicidade

“As proteínas têm função estrutural em nosso organismo, auxiliando para que não haja desgaste muscular que possam acarretar em lesões. Também não podemos esquecer dos alimentos ricos em ferro, como feijão, ervilhas e carnes, que são capazes de dar um gás por ajudar no transporte de oxigênio no nosso corpo”, acrescenta Flávia.

Os carboidratos, por sua vez, são os alimentos que devem estar presentes antes, durante e depois dos treinos, pois possuem a função de reposição de energia a exemplo das frutas, pães e suco de uva integral.

“Além disso, a aveia é um ótimo cereal e precisa estar na dieta dos praticantes de corrida, já que atua como fibra e ainda mantém os níveis de açúcar do corpo. A beterraba, os vegetais e as folhas verdes também servem como fibra e garantem mais energia antes da corrida”, finaliza a professora.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.