Continua após publicidade

Alimentos que podem prejudicar os dentes

A nossa alimentação influencia na saúde do corpo como um todo, inclusive nos dentes

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 29 ago 2023, 17h15 - Publicado em 23 dez 2022, 15h00
Alimentos que podem prejudicar os dentes
 (Polina Tankilevitch/Pexels)
Continua após publicidade

Provavelmente, você já ouviu falar que a saúde começa pela boca. Mas, afinal, o que essa afirmação significa?

A boca é a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos que podem trazer efeitos negativos ao organismo. Por esse motivo, assim como a nossa saúde física e mental, a saúde bucal também merece todo o cuidado e atenção, segundo o cirurgião dentista Fábio Azevedo, especialista em Implantodontia e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System.

Além do açúcar, que, quando consumido em excesso, pode causar cárie, existem outros alimentos que podem trazer malefícios à saúde da boca. Embora tratável, a cárie é a doença não contagiosa mais comum do mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema acomete mais de 2 bilhões de pessoas.

“Consumir alimentos ricos em açúcar é prejudicial porque, ao ser metabolizado pela boca, o açúcar se torna um ácido que ataca os dentes, provocando pequenas cavidades”, explica o Dr. Fabio Azevedo.

Continua após a publicidade

Entretanto, outros problemas também podem ser causados pelo que ingerimos. O consumo de alimentos ultraprocessados, com grande quantidade de sódio, açúcares e gorduras, pode criar um ambiente favorável para que a pessoa desenvolva halitose, infecções nas gengivas e doenças periodontais pela falta de nutrientes de qualidade.

Além disso, o especialista alerta que é necessário ter cuidado com a consistência dos alimentos. Sabe aquela comida pegajosa que fica grudada nos dentes? Então, ela contribui para o aumento do risco de formação de cáries, pois dificulta a limpeza. Já as mais rígidas, como o milho de pipoca, podem causar fraturas ou até mesmo lascar os dentes.

O ideal é evitar o consumo de alimentos muito duros e de açúcar em excesso para manter a saúde bucal em dia. E, não se esqueça: escove os dentes no mínimo três vezes ao dia, sempre usando fio dental. A cada seis meses ou quando for necessário, consulte um dentista.

Continua após a publicidade

Alimentos benéficos para a saúde bucal

Por outro lado, o especialista cita alguns alimentos que podem ser grandes aliados para dentes e boca saudáveis. No geral, são aqueles ricos em cálcio, vitaminas C e D e fibras, pois, esses nutrientes desempenham um papel importante no combate aos microrganismos nocivos que possam acometer a cavidade oral.

Algumas frutas, por exemplo a maçã, a laranja e o morango podem auxiliar na remoção de resíduos dos dentes. “A maçã é rica em fibras. Ela estimula o fluxo de saliva, que ajuda na higiene dos dentes e neutraliza o pH bucal”, declara o especialista.

Porém, ele alerta que, apesar desses alimentos favorecerem a limpeza dos dentes, todos os cuidados diários de higiene oral não devem ser deixados de lado.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.