O que acontece com o corpo quando tomamos pouca água

O corpo acumula toxinas, afetando a disposição e funcionamento vitais dos órgãos quando não se bebe muita água

Por Amanda Ventorin Atualizado em 20 Maio 2022, 12h49 - Publicado em 23 Maio 2022, 10h00

Com as temperaturas caindo, a nossa ingestão de água, tende a diminuir. Afinal, não precisamos mais nos refrescar para aliviar o calor.

Mas vale lembrar que a água é essencial para a hidratação do corpo. Ela elimina toxinas, contribui para a saúde do fígado e fortalecimento do sistema imunológico e ajuda a melhorar a digestão de fibras e o funcionamento do intestino.

A circulação sanguínea também é afetada pela ingestão de água. O sangue é o responsável por levar oxigênio para todo o organismo, então, um bom volume de água é fundamental para que todo o corpo seja irrigado e receba a nutrição necessária.

Então, o que acontece com nosso corpo quando não tomamos a quantidade necessária de água por dia para ajudar o seu funcionamento?

“Um corpo desidratado pode levar a problemas futuros”, diz a nutróloga Carol Maretto, da Clinica Aguillera.

Alguns dos problemas incluem:

  • dores de cabeça
  • intestino preso
  • ressecamento da pele
  • imunidade baixa
  • aumento do peso
  • baixa memória

Quando não bebemos água, nosso corpo se torna suscetível a sobrecarregar toxinas, levando a dores de cabeça e intestino preso. “Sem água, o corpo não tem uma produção correta de energia e reabsorve água da urina e fezes (ou seja, aquilo que iria ser eliminado como toxina), afetando sua disposição” alerta Carol.

Já, o aumento de peso acontece pois a água melhora a absorção dos nutrientes e digestão dos alimentos. Além disso, o cérebro também é afetado, causando a falta do controle do apetite.

Continua após a publicidade

Mas, muito além do corpo, é possível notar algumas dificuldades de cognição como atraso de raciocínio, baixa memória e variações no humor.

QUAL É A QUANTIDADE INDICADA DE ÁGUA A SE CONSUMIR

Vanessa Vargas Ferreira, médica e especialista em nutrologia, explica que, em média, o recomendado de ingestão de água por dia é entre 1,5 a 2 litros, mas que varia de acordo com o peso do paciente. Para saber a quantidade exata que você precisa tomar de água por dia, é preciso fazer um cálculo: 35 ml multiplicado pelo peso corporal. Por exemplo: uma pessoa de 70kg deveria ingerir 2.450ml de água por dia.

Mas vale lembrar que você não precisa consumir essa quantidade apenas através de uma garrafinha. “Além da ingestão diária de água, é importante para a saúde e para hidratação do corpo o consumo de frutas. Água de coco, suco de frutas e consumo de frutas ricas em água como melancia, laranja, pêra é muito positivo para a nossa saúde. Fundamental dizer que as frutas são fontes ricas em vitaminas e minerais” aconselha a profissional. Melão, morango, laranja e abacaxi também são exemplos de frutas com bastante água.

COMO CONSUMIR MAIS ÁGUA 

Não há nenhum hábito bom que não possa ser criado. Para aumentar o consumo diário de água busque por estímulos visuais – compre uma garrafa de água bonita e a mantenha por perto para estimular o consumo de água.

O uso de aplicativos e lembretes também são uma maneira de se manter hidratado.

Águas aromatizadas podem ajudar a consumir mais água. Experimente adicionar folhas de hortelã, lascas de gengibre ou canela (em pau) na água para dar um sabor especial. Só se lembre de consumir água.

Continua após a publicidade

Publicidade