Estes benefícios da amora farão você colocar a fruta na lista de compras
Descubra como as amoras beneficiam sua saúde e, em seguida, prepare algumas novas ideias de receitas que incorporam a fruta
A amora é uma fruta vermelha não tão famosa no Brasil — se comparada aos primos morango e ameixa, por exemplo. Entre sua cor roxa-escura e seu sabor azedo saboroso, há muito o que amar na amora – afinal, ela é repleta de fibras, antioxidantes e vitaminas. Continue lendo para obter todas as informações necessárias sobre a fruta suculenta, incluindo vários benefícios da amora e receitas criativas:
O QUE É A AMORA?
A amora é uma frutinha pequena, que cresce em arbustos e árvores pequenas. Ela faz parte do grupo das frutas vermelhas, que também inclui o morango, a framboesa, o mirtilo, a ameixa, a cereja e muitas outras.
CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
A amora oferece nutrientes essenciais ao organismo como fibras, vitamina C, vitamina K, magnésio e até um pouco de cálcio, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Além disso, a fruta é uma excelente fonte de antioxidantes. Isso se deve aos seus altos níveis de antocianinas, pigmentos vegetais que dão cor roxa/azul/avermelhada aos alimentos.
Confira o perfil nutricional de 1 xícara (aproximadamente 144 gramas) de amoras cruas, de acordo com o USDA:
- 62 calorias;
- 2g de proteína;
- Menos de 1g de gordura;
- 14g de carboidratos;
- 8g de fibras;
- 7g de açúcar.
BENEFÍCIOS DA AMORA
Esses impressionantes fatos nutricionais da amora se traduzem em várias vantagens. Aqui, aprenda sobre os benefícios para a saúde da amora, de acordo com nutricionistas e pesquisas:
PODE REDUZIR O RISCO DE DOENÇAS CRÔNICAS
Se você deseja aumentar sua ingestão de antioxidantes, procure comer amora. Os antioxidantes podem ajudar a proteger seu corpo contra o estresse oxidativo, um fator importante no desenvolvimento de condições crônicas como câncer, doenças cardíacas e diabetes.
Aqui está a explicação: o estresse oxidativo ocorre quando moléculas prejudiciais às células, chamadas de radicais livres, se acumulam em seu corpo. Isso pode acontecer devido a fatores de risco, como sedentarismo, poluição ambiental ou certos hábitos alimentares, de acordo com um artigo da revista Frontiers in Physiology.
Dietas ricas em gordura e carboidratos, especialmente, estão ligadas ao estresse oxidativo. Antioxidantes (incluindo aqueles encontrados na amora) neutralizam esses radicais livres, impedindo-os de causar danos celulares.
2AJUDA A FORTALECER A IMUNIDADE
Outro benefício da amora envolve o sistema imunológico. Como observado, as amoras estão repletas de vitamina C – uma xícara contém 30 miligramas, uma boa parte do volume recomendado por dia (75mg para mulheres e 90mg para homens). Esse nutriente é vital para manter a função imunológica saudável, conforme observado em outro artigo na revista Frontiers in Immunology.
Para começar, a vitamina C desempenha um papel na produção de glóbulos brancos no seu corpo, que atacam os micro-organismos causadores de doenças. A vitamina C também está envolvida na cicatrização de feridas. Além disso, as amoras também contêm magnésio e vitamina A, dois nutrientes necessários para respostas e reações imunológicas saudáveis. Então, se você está tentando evitar doenças, comer a fruta pode ajudar.
PROMOVE A SAÚDE NEUROLÓGICA
Como um alimento rico em antioxidantes, a humilde amora também beneficia seu cérebro. O órgão é altamente suscetível ao estresse oxidativo, especialmente em pessoas mais velhas.
O estresse oxidativo pode danificar os neurônios, levando potencialmente a condições neurodegenerativas, como demência e doença de Alzheimer. Mas quando consumidos regularmente, os antioxidantes das amoras podem ajudar a minimizar o estresse oxidativo, protegendo, assim, seu cérebro de danos.
CONTRIBUI PARA UMA BOA DIGESTÃO
Os benefícios para a saúde da amora se estendem até o seu intestino. A fruta suculenta contém fibras insolúveis e solúveis. Esta é uma ótima notícia para o seu trato gastrointestinal, pois ambos os tipos têm vantagens para a saúde digestiva.
A fibra insolúvel (que não se dissolve na água) pode aumentar o volume das fezes. O aumento no volume pode ajudar as fezes a passarem facilmente pelo trato digestivo, potencialmente reduzindo a constipação.
Em contrapartida, a fibra solúvel se dissolve em água para formar uma substância semelhante a um gel. Isso pode firmar as fezes, ajudando a aliviar a diarreia.
5APOIA A COAGULAÇÃO SANGUÍNEA E A SAÚDE ÓSSEA
Os últimos benefícios incluem melhoras da saúde óssea e da coagulação sanguínea. Uma única xícara de amoras oferece quase 30 miligramas de vitamina K, cerca de 30% da recomendação diária.
COMO ARMAZENAR A AMORA
Ao comprar amoras, procure por frutas brilhantes, grossas e firmes. Descarte as frutas que estão moles ou machucadas, o que pode indicar deterioração. Em casa, guarde as amoras descobertas na geladeira por até dois dias, mas não as lave até a hora de comer. Caso contrário, a umidade fará com que estraguem rapidamente.
Você também pode congelar as amoras espalhando-as em uma assadeira e colocando-a no freezer durante a noite. (Isso evitará que as frutas grudem umas nas outras.) Uma vez congeladas, armazene as frutas em sacos ou recipientes herméticos para congelamento e aproveite dentro de seis a oito meses.
RECEITAS COM AMORA
Amoras maduras e frescas são maravilhosamente doces, azedas e suculentas. Mas também há muitas maneiras criativas de apreciá-las. Aqui estão algumas receitas:
- Em smoothies: bata as amoras congeladas com as frutas de sua preferência, como morangos, mirtilos e framboesas. Lembre-se de adicionar fibras, sementes e um toque de mel;
- Em saladas: elas ficam uma delícia e deixam o prato ainda mais refrescante e leve;
- Com carne: a doçura azeda das amoras complementa o sabor salgado da carne;
- Na torrada: para uma versão mais simples de geleia, enfeite sua torrada com amoras frescas. Eles combinam especialmente bem com ingredientes cremosos, como manteiga, cream cheese ou ricota.