Você sabia que a beterraba é um ótimo pré-treino?

Rica em nitratos naturais, a hortaliça ajuda a aumentar a performance nos treinos

Por Amanda Ventorin Atualizado em 25 Maio 2022, 20h11 - Publicado em 2 jun 2022, 10h00

Para aqueles que costumam se exercitar regularmente, já sabem: o pré-treino é uma chave importante para o desempenho, ajudando na intensidade, disposição e força (tudo isso com menos fadiga).

“Os alimentos corretos dão energia, aumentam o gasto calórico, ajudam na vasodilatação e melhoram a irrigação de sangue nos músculos, diminuindo a fadiga, melhorando o desempenho nos treinos” conta a nutricionista Mariana Nacif.

Escolher os alimentos certos é a chave para um bom treino, e não um produto específico. “Muito cuidado ao escolher um produto ou suplemento pronto como pré treino pois podem conter altas doses de cafeína podendo interferir no sono, humor, ansiedade estresse, aumento da frequência cardíaca, e muitas vezes pode por a saúde em risco” alerta a nutricionista.

A BETERRABA COMO PRÉ-TREINO

Não é de hoje que sabemos que a beterraba faz bem para a saúde. Segundo estudos, a hortaliça é composta por ingredientes poderosos como os nitratos naturais, que podem aumentar a performance nos treinos. “Quando consumimos este alimento, as bactérias que vivem na nossa boca transformam os nitratos em nitrito, e depois, em óxido nítrico, um vasodilatador que permite maior fluxo sanguíneo dirigido para os pulmões e músculos” explica a nutri. Ou seja, ela promove o aumento da resistência física durante os treinos e diminui o ritmo em que se chega ao cansaço, entre outras coisas.

A beterraba também é rica em vitamina C, um oxidante potente que ajuda no combate de radicais livres, é rica em fibras e seu carboidrato é uma excelente fonte de energia.

Continua após a publicidade

Benefícios do consumo de vasodilatadores no pré-treino:

  • Maior vascularização (efeito de veias saltadas)
  • Maior resistência
  • Aumento da força
  • Aceleração da recuperação pós-treino
  • Auxilia na hipertrofia muscular

RECEITA COM BETERRABA PARA PRÉ-TREINO

Através de estudos, foi possível identificar que o suco de beterraba 500 ml antes do treino pode melhorar a performance através do aprimoramento da percepção de força em exercícios de endurance ou de alta intensidade e curta duração.

Ingredientes:

  • 200 ml de água OU água de coco
  • 1 beterraba grande OU 2 pequenas cruas, sem casca
  • 5 morangos OU 1 bago de uva roxa OU 1 porção de mirtilo
  • 1 pedaço de gengibre OU 1 pitada de canela

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador, coa e sirva com bastante gelo.

 

Continua após a publicidade

Publicidade