Corpo à prova de Carnaval: o que comer antes, durante e depois da folia para minimizar os danos

Usando essas táticas, dá para curtir a festa minimizando os danos ao seu organismo

Por Larissa Serpa
28 fev 2025, 10h30
O que comer no carnaval
Snacks com queijo minimizam os efeitos do álcool  (./Freepik)
Continua após publicidade

Antes do bloco

8h: coma ovos no café da manhã

Comece o dia com uma omelete de dois ovos. Os ovos contêm glutationa, um aminoácido que ajuda a desintoxicar o corpo do álcool, para diminuir sua futura ressaca.

8h30: estabilize o açúcar no sangue

Ele não é apenas ótimo para a pele: estudos mostram que a aloe vera pode estabilizar os níveis de açúcar no sangue, minimizando os futuros efeitos da ressaca. Tome 1-2 colheres de sopa de suco de aloe vera antes de sair de casa e também no fim da tarde.

12h: faça um almoço equilibrado

Mesmo se você já estiver na rua, para e coma vegetais verdes, gorduras saudáveis ​​(pense em abacate ou manteiga de amendoim), carboidratos e proteínas, para dar ao seu corpo os nutrientes de que ele precisa para lidar com o que já veio e com o que vier a seguir. O mesmo vale para o seu jantar, sempre que você o fizer.

Durante o bloco

Tome sua cerveja

Sério. Você tem nossa permissão. A cerveja tem baixo teor de açúcar, alto teor de vitamina B e demora mais para beber do que um drink. Um estudo com frequentadores regulares de pubs descobriu que dificilmente há uma ligação entre beber cerveja casualmente e ganhar peso.

Mantenha suas bebidas claras

Bebidas claras como vodca têm menos probabilidade de deixá-lo abraçado ao vaso sanitário no dia seguinte, graças ao seu baixo nível de congêneres — subprodutos tóxicos que dão sabor ao álcool. Os congêneres irritam os vasos sanguíneos e o tecido do cérebro e podem piorar sua ressaca.

Coma queijo

Procurando algo para beliscar durante o bloco? Pare em algum bar e peça uma tábua de queijos. Aqueles primeiros drinques terão subido à sua cabeça, então você precisa forrar seu estômago, imediatamente. Uma pesquisa na Universidade do Maine descobriu que laticínios previnem o comprometimento cognitivo, disfarçando qualquer fala arrastada.

Continua após a publicidade

Depois do bloco

Não pule a janta

Repita a fórmula do almoço: coma vegetais verdes, gorduras saudáveis, carboidratos e proteínas, para dar ao seu corpo os nutrientes de que ele precisa para processar todo o álcool ingerido — e se recuperar do cansaço da folia.

Tome um suco de laranja

Não pule a janta! E entes de ir para a cama, misture 500 ml de suco com partes iguais de água e adicione ¼ colher de chá de sal. Isso interrompe o efeito desidratante do álcool: o sal garante que a água seja absorvida pelo seu corpo e não simplesmente eliminada.

Dia seguinte: Como desintoxicar seu corpo

É provável que, dependendo da quantidade de bebida consumida, você sinta os efeitos da ressaca. Você não está sozinho: as pesquisas no Google por “como desintoxicar o corpo” dispararam 120% no último mês, e quase não há uma garrafa de água no país que não esteja sendo mais enchida a cada dia.

Nossos corpos sabem o que fazer quando são expostos a um excesso de toxinas. Eles já são ótimos em se desintoxicar por um sistema interno inteligente e complexo, que é centralizado em torno do fígado, o principal órgão de desintoxicação do corpo. Mas isso não quer dizer que não haja mérito em ajudar esse processo, especialmente quando não estamos funcionando a 100 por cento.

Tente reduzir sua ingestão de toxinas

Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados ​​também reduz a exposição a embalagens plásticas e outros aditivos alimentares potencialmente prejudiciais que podem não ser tecnicamente considerados uma toxina, mas ainda podem ter um efeito prejudicial em nossa saúde geral ao longo do tempo.

Continua após a publicidade

Coma muitos desses vegetais

Alimentos que contêm enxofre ajudam a apoiar a desintoxicação, então vegetais como aspargos, brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho, alho-poró, cebola e alho são ótimos. Além disso foque em colagogos naturais,que promovem a descarga do fluxo biliar para ajudar a desintoxicar. Eles incluem beterraba, alcachofra, dente-de-leão, aipo, erva-doce e feno-grego.

Consuma muitos fitonutrientes e ervas

Fitonutrientes encontrados em plantas podem induzir e apoiar a desintoxicação, bem como apoiar o intestino. Por exemplo, o ácido alfa-lipóico ajuda na desintoxicação de metabólitos de drogas e pode promover a excreção de mercúrio. Existem também certas ervas que podem ser úteis, incluindo cardo-mariano e açafrão.

Melhore sua saúde intestinal

Quando seu intestino está saudável, o resto dos sistemas do corpo também funcionam melhor. Um intestino e um microbioma saudáveis ​​são importantes para dar suporte ao processo de desintoxicação, então tente incluir alimentos fermentados, muitas fibras e uma variedade de plantas em sua dieta.

Dê suporte ao seu sistema linfático

O sistema linfático é responsável por escoltar os resíduos para fora do corpo, entre outras funções corporais importantes. Seja fazendo uma ioga ou movimentos de impacto, como trampolim, caminhada, pular corda ou corrida leve, estimulá-lo pode realmente ajudar a promover a desintoxicação. Deitar com os pés contra a parede também pode ajudar a fazer as coisas andarem.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.