Continua após publicidade

4 motivos para escolher o chá em vez do café

Versáteis, os chás são saudáveis e podem ser consumidos a qualquer hora do dia. Confira bons motivos para apostar neles!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 16 Maio 2024, 14h43 - Publicado em 16 Maio 2024, 11h59

Chá é melhor que café? Essa pode ser uma pergunta comum para muitas pessoas que ainda ficam em dúvida sobre qual escolher. Porém, de acordo com especialistas, as bebidas infusionadas saem na frente do tradicional cafezinho.

Segundo os especialistas da rede de chás da Tea Shop, Michel Bitencourt (tea sommelier certificado) e Raúl Cotes (especialista em chá formado em Barcelona), além de ser bebida mais consumida no mundo depois da água, o chá leva vantagem sobre o café em vários quesitos que vão além do gosto pessoal de cada um. A seguir, eles listaram quatro razões para você entender. Confira!

Motivos pelos quais chá é melhor que café

O chá é mais versátil

Continua após a publicidade

A maioria das pessoas prefere consumir o chá quentinho, mas além de combinar com aquela xícara fumegante a bebida pode ser servida gelada. É ótima para refrescar nos dias de calor ou para repor nutrientes no pós-treino, só para dar dois exemplos.

Além disso, a versatilidade permite que o chá esteja presente em todo lugar: na culinária, em doces, drinques, smoothies e todo tipo de receita que sua imaginação permitir. As folhas das infusões dão um toque de sabor e personalidade a qualquer alimento e suas propriedades fazem bem à saúde.

 

 

O chá pode ser consumido por todos

Se você é daqueles que só acorda após uma xícara de café, precisa saber que tanto o café quanto o chá (extraído das folhas da Camellia sinensis) são estimulantes. A diferença é que a cafeína presente no cafezinho provoca um estímulo imediato, enquanto a teína do chá tem efeito prolongado ao longo das horas.

Mas tem gente que, por recomendação médica, tem algum tipo de restrição a esse tipo de substância estimulante do café e do chá. O que fazer? Abrir mão da bebida? Em se tratando do chá, nem pensar. Basta escolher uma infusão sem teína – e elas são inúmeras e muitos saborosas. Uma das infusões queridinhas para essas situações é o Rooibos, arbusto nativo do continente africano e rico em eletrólitos, importantes para repor nutrientes.

Continua após a publicidade

Portanto, o chá é para todos. Ele pode ser consumido por crianças, idosos, gestantes… Basta escolher a infusão certa.

 

 

O chá cai bem em todos os momentos

O chá é um aliado do relógio: vai bem a qualquer momento do dia. Tomar uma xícara de café antes de dormir não é recomendável para quem quer ter um sono tranquilo, certo? Pois é. Já uma xícara de chá pode, e é até indicada. Opte por infusões com propriedades relaxantes, como valeriana ou camomila, e tenha uma noite de sono reparadora.

 

 

O chá é mais barato

Essa muita gente não sabia, mas o chá pesa menos no bolso do que o café. É só fazer as contas! Uma xícara de café em cápsula custa, em média, R$ 2,30 (isso se você preparar o cafezinho em casa, já que na rua é bem mais caro). Enquanto isso, uma xícara de chá premium sai a um preço médio de R$ 1,40. O segredo para quem conhece o mundo das infusões está no rendimento: apenas 50 gramas de chá rendem 25 canecas ou 7,5 litros. É bom para a saúde e para o bolso!

Publicidade