Como usar coentro na culinária e os benefícios dessa erva aromática
Polêmico, já que há quem ame e quem odeie, o coentro é um tempero cheio de propriedades benéficas para a saúde. Saiba mais sobre ele!
Amado por uns e odiado por outros, o coentro é uma erva aromática que se destaca por ter tantas propriedades benéficas para a saúde.
De acordo com a nutricionista Jaciara Petry, da Clínica Colman, essa hortaliça é rica nas vitaminas A, C e K e nos minerais ferro, magnésio, cálcio, potássio e fósforo.
“Além disso, o coentro também contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, como ácido ascórbico, ácido cafeico e quercetina”, ela aponta.
Sendo assim, são várias as vantagens de seu consumo, a começar pela redução do risco de doenças cardiovasculares, doenças degenerativas e câncer, devido à sua ação antioxidante.
“Ele auxilia no processo de detoxificação corporal e é utilizado para detox de metais tóxicos”, explica a profissional.
Além disso, outros benefícios oferecidos pelo coentro são:
- Auxilia no processo de emagrecimento;
- Contribui para uma boa digestão;
- Evita gases e náuseas;
- Melhora a imunidade;
- Contribui para o controle da pressão arterial;
- Faz bem para a visão.
Como conservar o coentro?
Como explica Jaciara, é possível conservar o coentro de duas formas diferentes para aumentar sua durabilidade.
“A primeira consiste em higienizá-lo bem com água corrente e, depois, cortar seu caule apenas dois dedos abaixo do nível onde começam as suas folhas. Depois é só colocar o tempero em um saco de zíper para que ele não entre em contato com o ar – e levar à geladeira”, ela sugere.
Outra opção para prolongar a vida útil do tempero é recorrer à tática de congelamento.
“Para isso, lave o tempero normalmente, seque as suas folhas e remova todo o caule. Depois, é só colocá-lo em um saco hermético bem vedado e levar ao freezer.”
Como adicionar o coentro na alimentação
Segundo a profissional, é possível consumir o coentro de diversas formas diferentes: puro, em saladas, no suco verde, como temperos de peixes, ou até mesmo como chá.
“Ele também pode ser usado também para temperar carnes para churrasco e carnes mais fortes, como de porco, de carneiro e carne-seca”, ela aponta.
Pensando nisso, Jaciara elaborou duas receitas que levam o ingrediente.
Salada de frango, abacate, pimenta e coentro
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
- 1 pé de alface americana
- 1 peito de frango
- 1 limão
- 1 avocado ou abacate
- 2 pimentas dedo de moça
- Um punhado de coentro
Modo de fazer
Lave a alface e separe as folhas. Fatie o peito de frango em tirinhas finas.
Separe algumas folhas de coentro para o final e pique o restante. Fatie meia pimenta em rodelas e reserve. Retire as sementes da outra pimenta e pique ela e a outra metade restante bem picadinhas também.
Tempere o frango com suco de meio limão, sal, pimenta do reino, o coentro e a pimenta picada. Abra o abacate, retire a polpa e fatie-a. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite de oliva. Refogue as tiras de frango com os temperos até que fiquem cozidas.
Montagem
Em uma travessa grande ou prato espalhe as folhas de alface. Tempere com azeite de oliva, suco da outra metade do limão, sal e pimenta do reino. Arrume por cima as tiras de frango. Depois as fatias de abacate. Termine com as folhas de coentro/salsinha e a pimenta.
Purê de batata baroa com azeite e coentro em grãos
Ingredientes
- 500 g de batata baroa (mandioquinha)
- 1/2 xícara de leite
- 1/4 de xícara de azeite
- 1 colher de sopa rasa de coentro em grãos moídos e tostados
- Sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe as batatas sem casca em água com sal a gosto. Esprema as batatas como para purê. Leve as batatas amassadas para uma panela e junte o leite, o azeite e o coentro. Misture bem, deixe aquecer e corrija o sal. Sirva bem quente.