Dieta das 1.200 calorias: o que você precisa saber

Ela ajuda a perder peso bastante rápido, mas será que é boa para sua saúde?

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 17h38 - Publicado em 8 abr 2024, 09h00
Dieta de 1.200 calorias
Mais calorias = mais peso. Mas não é tão simples assim (./Freepik)
Continua após publicidade

Por sorte, a época das dietas malucas promovidas por celebridades e veículos de mídia — e nós não fugimos do nosso histórico de culpa nisso — parece já ter passado. Mas com o advento das redes sociais, o que estamos observando é que algumas pessoas “desconhecidas” ainda têm promovido hábitos extremos. E uma dessas dietas é a Dieta das 1.200 Calorias.

O que seus adeptos afirmam é que é um regime que faz você perder peso o mais rápido possível.

Embora seja verdade que cortar calorias é uma forma eficaz de perder peso, pesquisas mostram que reduzir drasticamente a ingestão de calorias não é bom para a saúde a longo prazo ou para a perda de peso.

Aqui, analisamos a Dieta de 1.200 Calorias, mostrando os benefícios e perigos dessa dieta.

O que é uma dieta de 1.200 calorias

Uma dieta de 1.200 calorias é uma forma de alimentação que limita o número de calorias diárias consumidas a 1.200. Ela fornece significativamente menos calorias do que a maioria dos adultos precisa para manter o peso, o que leva à perda.

Dietas de baixas e muito baixas calorias são comumente usadas em ambientes clínicos sob supervisão médica e para casos específicos. O problema é que elas se tornaram populares entre o público em geral: muitos sites populares de dieta e perfis de redes sociais oferecem planos de refeições de 1.200 calorias, prometendo que segui-los o ajudará a “emagrecer rapidamente”.

Continua após a publicidade

“A maioria das pessoas consegue entrar em déficit calórico, ou seja, comer menos calorias do que o seu corpo gasta, com a quantidade de 1200 kcal por dia. Contudo, nem para todas as pessoas essa restrição é adequada”, alerta a nutricionista Larissa Duran, de Amparo, São Paulo.

fome
(©Roland Dan/Getty Images)

A dieta de 1.200 calorias ajuda a perder peso?

Criar um déficit calórico é necessário para perder peso. Cortar 500 calorias por dia, como aconselham alguns profissionais de saúde, provavelmente incentivará a perda de peso, pelo menos a curto prazo. Muitos estudos demonstraram que seguir dietas de baixas calorias, incluindo dietas de 1.200 calorias, pode, sim, promover a perda de peso.

Por exemplo, um estudo incluindo 2.093 pessoas com obesidade demonstrou que uma dieta de 1.200 calorias supervisionada por um médico resultou numa perda média de gordura de 4,7% ao longo de 12 meses.

Mas é importante notar que, além desse processo ter sido feito com acompanhamento de médicos, estudos ainda descobriram que, embora a perda de peso inicial seja tipicamente rápida e substancial, é frequentemente seguida por uma maior recuperação de peso, em comparação com dietas que utilizam apenas restrição calórica moderada.

Continua após a publicidade

Para reiterar como a estratégia da restrição calórica primária não funciona a longo prazo, o médico da Associação Brasileira LowCarb (ABLC) José Carlos Souto cita o Women’s Health Initiative: o estudo estudou o impacto de uma dieta de menos 360 calorias diárias em relação ao que as voluntárias ingeriam antes do estudo. Passados oito anos, constatou-se que essa redução calórica não foi eficaz para emagrecimento. “As mulheres perderam, em média, um quilograma. Mas, ao mesmo tempo, a circunferência abdominal delas aumentou. Ou seja, o pouco peso perdido foi de massa magra, e não de gordura”, relata.

Benefícios potenciais de uma dieta de 1.200 calorias

Muitos estudos demonstraram que a redução de calorias, em geral, pode beneficiar a saúde, promovendo a perda de peso, reduzindo os fatores de risco de doenças cardíacas, como o colesterol LDL (ruim), e diminuindo os níveis de açúcar no sangue e a inflamação.

No entanto, os métodos utilizados para promover a perda de peso são importantes. O uso de métodos de dieta restritivos e com muito baixas calorias está fortemente associado ao aumento das chances de recuperação de peso ao longo do tempo.

Portanto, embora a perda de peso corporal em excesso possa beneficiar a sua saúde geral, é importante escolher métodos de perda de peso saudáveis e sustentáveis em vez de padrões alimentares mais extremos.

fome
Dor de cabeça está entre uma das consequências da Dieta de 1.200 calorias (Khosrork/Getty Images)
Continua após a publicidade

Perigos de uma dieta de 1.200 calorias

As necessidades calóricas são altamente individualizadas. Eles dependem de muitos fatores, incluindo tamanho corporal, idade e níveis de atividade. Uma dieta de 1.200 calorias é inadequada para a maioria dos adultos — a mulher adulta média precisa de cerca de 2.000 calorias por dia para manter o peso, enquanto um homem adulto precisa de cerca de 2.500.

Essa falta de energia consumida pode resultar em efeitos colaterais negativos, como tonturas, fome extrema, náuseas, deficiências de micronutrientes, fadiga, dores de cabeça e cálculos biliares.

Além disso, uma dieta de 1.200 calorias pode levá-lo ao fracasso se o seu objetivo for a perda de peso a longo prazo.

A restrição de calorias também leva a alterações metabólicas em seu corpo. Isso inclui aumentos de hormônios como a grelina e o cortisol, que provocam a fome, bem como uma queda na taxa metabólica de repouso. Ou seja, você queima menos calorias em repouso.

Melhores alternativas para perda de peso

Embora a escolha de uma dieta restritiva e de baixa caloria que atenda bem abaixo de suas necessidades calóricas diárias provavelmente resulte em perda de peso rápida, lembre-se de que parte dessa perda de peso ocorre na forma de massa muscular. A perda muscular e outras adaptações metabólicas podem diminuir o seu metabolismo.

Continua após a publicidade

Em vez de buscar uma dieta, o mais indicado é usar métodos de perda de peso saudáveis e menos extremos.

Em vez de reduzir sua ingestão para 1.200 calorias, tente algumas das seguintes dicas para perda de peso sustentável e baseada em evidências:

Coma alimentos integrais: Priorize alimentos integrais, incluindo vegetais, frutas, feijão, peixe, nozes, sementes e ovos. Alimentos integrais são repletos de fibras, proteínas e gorduras saudáveis que seu corpo precisa para prosperar.

Limite ou evite adição de açúcar: Reduzir a ingestão de açúcar adicionado é uma forma saudável de promover a perda de peso. Os alimentos ricos em açúcar incluem refrigerantes, bolos, sorvetes, doces e cereais.

Prepare mais refeições em casa: Limite ou evite comida para viagem, restaurantes e fast food e prepare mais refeições em casa. Pessoas que cozinham mais refeições em casa tendem a pesar menos e a ter uma dieta mais saudável do que aquelas que fazem mais refeições fora de casa.

Continua após a publicidade

Aumente a atividade diária: Uma das melhores maneiras de promover uma perda de peso saudável e sustentável é criar um déficit calórico aumentando o número de calorias queimadas. Experimente adicionar caminhadas diárias ao ar livre, fazer aulas de ginástica ou ingressar em uma academia.

Trabalhe com um profissional de saúde experiente: A perda de peso pode ser intimidante e estressante. Um nutricionista experiente ou outro profissional de saúde qualificado pode ajudá-lo a perder peso de forma sustentável e acessível.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.