Açaí reduz a celulite e ajuda a emagrecer

O poder energético desta frutinha amazônica você conhece faz tempo. Mas existe uma lista de motivos para incluí-la no seu cardápio. Quer um aperitivo? Adia as rugas, protege a pele dos efeitos nocivos do sol, previne a celulite e... Surpresa

Por Eliane Contreras
Atualizado em 21 out 2024, 19h32 - Publicado em 17 jan 2016, 09h14
jantroyka/Thinkstock/Getty Images
jantroyka/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Quem diria que essa frutinha, extraída de uma palmeira, fosse tão poderosa. O fato é que o mundo está de olho no açaí – conhecido lá fora como brazilian berry – por ser um alimento que estica a juventude. Seu desejo é vencer a celulite? Saiba que o açaí alisa a pele, amenizando os famigerados furinhos. E o mais incrível: ajuda a queimar os estoques de gordura. É só você comer essa frutinha na dose certa, sem exageros.

O que faz do açaí um alimento especial é a alta concentração de antocianina. Esse pigmento é que dá a cor roxa intensa, quase preta, da fruta. No nosso organismo, ele age como um potente antioxidante, tirando de cena os radicais livres — aquelas substâncias que, soltas na nossa circulação, fazem a gente envelhecer antes da hora. Mais: “Aliada à vitamina C (nutriente que a fruta também tem de sobra) e E, a antocianina nutre os vasos sanguíneos, melhorando a circulação”, explica a nutricionista funcional Eliane Tagliari, da Clínica Nutribioforma, em Curitiba. O resultado você nota na coxas e no bumbum, que, aos poucos, vão se livrando das ondulações e furinhos que aterrorizam a nós, mulheres.

No verão, você gosta de tomar o açaí geladinho? Ótimo! Além de refrescar, o alimento protege seu corpo e rosto dos efeitos nocivos do sol. “O tipo de gordura presente na fruta, ômegas 6 e 9, impede que os raios solares provoquem novos estragos”, diz Eliane. Essas gorduras ainda ajudam no processo de emagrecimento porque estimulam o metabolismo e, com isso, fazem o organismo queimar mais calorias. “As fibras, também aos montes no açaí, regulam o intestino. E, se ele funciona bem, perder peso fica mais fácil. Ou seja, vale comer uma porção (o equivalente a uma polpa de 100 gramas) por dia, substituindo um dos lanches da dieta.

E mais: Batalha das calorias do açaí no pote

O açaí ainda tem nutrientes (vitaminas B1, B2 e E) que melhoram a visão e a memória. É rico em ferro, porém, como não é biodisponível, nosso organismo não consegue absorvê-lo. Mas há outras qualidades nessa frutinha. “Por causa da antocianina (ela de novo), as artérias ficam livres dos depósitos de gordura e, assim, o colesterol deixa de ser uma ameaça”, explica Lucia Yuyama, engenheira de alimentos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A antocianina ainda tem o poder de destruir células cancerosas, de acordo com estudo norte-americano publicado na conceituada revista Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Convencida a comer açaí mais vezes? Cuidado para não exagerar. Apesar das tais gorduras boas, que dão uma força no emagrecimento, uma polpa de açaí tem 110 calorias. É bastante! Por isso, se você está batalhando para perder peso, esqueça a banana e a granola da receita tradicional (a mistura tem cerca de 1000 calorias numa tigela grande). A gente mostra a seguir como prepará-lo de um jeito levinho e saudável. Assim, você não precisa ficar sem essa frutinha cheia de qualidades.

Continua após a publicidade

Suco detox de açaí

Shake de açaí

Panqueca proteica de açaí

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.