Quinua é boa para a saúde? A ciência diz que sim!

Além de ser uma ótima fonte de proteína e de carboidrato de baixo índice glicêmico, ela ainda diminui o colesterol e os radicais livres no organismo. Descubra outros benefícios desse grão nutritivo e poderoso

Por Redação Boa Forma Atualizado em 28 out 2016, 05h05 - Publicado em 17 out 2015, 16h23

Se você já incluiu a quinua no cardápio pelas altas doses de proteína, vitaminais ou por sua versatilidade – ela pode entrar na panqueca, virar salada ou até torta -, tem mais um motivo para comemorar: o poderoso grão também ajuda a reduzir o colesterol e os radicais livres. Foi o que concluiu o estudo realizado Universidade de Wollongong, na Austrália.

Na pesquisa, realizada apenas em ratos, as proteínas presentes na semente foram responsáveis pela diminuição dos níveis de colesterol e de stress oxidativo. De acordo com Thomas Simnadis, autor da pesquisa, os resultados são positivos, porque mostram que os compostos presentes no interior da quinua são capazes de regenerar os antioxidantes, principais responsáveis por combater os radicais livres.

E os benefícios não param por aí. Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção. Ela também é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas.

Por sua valiosa ficha nutricional, ela já é considerada pela Food and Agriculture Organization (FAO) o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. Quer mais motivos para apostar no grão?

Continua após a publicidade
Publicidade