Continua após publicidade

Granola: 5 benefícios do alimento para a saúde

Será que esse mix de sementes, cereais e frutas secas pode ser um aliado no processo de emagrecimento?

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h49 - Publicado em 6 jan 2023, 15h45
Pote de granola
 (Polina Tankilevitch/Pexels)
Continua após publicidade

Quem busca ter uma alimentação mais saudável e leve, provavelmente, já ouviu falar na granola, um alimento que é comumente indicado por nutricionistas e profissionais da saúde. Mas, afinal, quais são os benefícios dele para a saúde?

A nutricionista Vitória Falcão conta que a granola é uma ótima fonte de fibra, essencial para que o intestino funcione de forma correta. Além disso, promove o controle do colesterol ruim e de toda a parte glicêmica.

“Mas, como tudo no mercado de alimentos nem sempre é feito da forma mais natural, é preciso estar atento aos ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde como açúcares e pozinhos artificiais”, alerta.

Para identificar os excessos, é necessário observar o rótulo dos produtos para conferir a composição, segundo a especialista.

Se a pessoa conseguir identificar toda a composição, isso mostra que aquela marca preserva pela transparência na escolha dos ingredientes.

Vale ressaltar que nomes estranhos ou desconhecidos são sinais de alerta para quem quer ter hábitos alimentares mais limpos.

Continua após a publicidade
1

Proporciona energia e vitalidade

Além de ser rica em minerais como o zinco, selênio, cromo, manganês, a granola é fonte de vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E.

Todos esses micronutrientes fornecem ao organismo mais energia e vitalidade para retardar o envelhecimento e combater os radicais livres.

2

Protege contra doenças

As fibras solúveis e insolúveis contidas na granola são substratos energéticos para as bactérias benéficas que vivem na microbiota intestinal.

Por esse motivo, esse alimento pode melhorar a imunidade e proteger o organismo contra doenças.

Continua após a publicidade
3

Favorece o funcionamento intestinal

As fibras são fundamentais para potencializar o funcionamento do intestino e para melhorar a prisão de ventre. Também contribuem e aumentam o bolo fecal no órgão.

4
Continua após a publicidade

Reduz o colesterol ruim

A granola possui oleaginosas e sementes que são fontes de ácidos graxos insaturados. Por isso, é um alimento que pode ser recomendado para a redução do LDL colesterol.

5

Ajuda no emagrecimento

Considerando que a granola beneficia o metabolismo dos carboidratos e aumenta a sensação de saciedade, esse produto realmente contribui para o processo de emagrecimento. Mas, não se esqueça de que é preciso ter equilíbrio ao consumi-lo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.