Continua após publicidade

Conheça os benefícios da hortelã

A especiaria pode ajudar na digestão e nas cólicas menstruais

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 1 dez 2022, 13h37 - Publicado em 1 dez 2022, 14h00

Conhecida cientificamente como Mentha spicata, a hortelã é uma planta que conta com propriedades que auxiliam no tratamento de vários problemas digestivos, como a má digestão, vômitos, náuseas, inchaço abdominal, redução de gases e acidez.

Além disso, também é capaz de promover um efeito calmante e sedativo, que ajudam a diminuir os níveis de ansiedade e a melhorar o humor e a qualidade do sono.

“O chá de hortelã tem sido muito utilizado para fins medicinais por conta das substâncias existentes em sua composição como o mentol e o limoneno que são anti-inflamatórias, antioxidante, digestiva, analgésica e descongestionante” diz a nutricionista da Iron Saúde Digital, Francianny Marília.

Levando em consideração que a planta proporciona o relaxamento dos músculos do estômago e do intestino, ela pode ser considerada uma grande aliada para os gases. Também é recomendada para amenizar dores de cabeça e cólicas menstruais.

De acordo com estudos, o chá de hortelã pode ser interessante para ajudar as mulheres nas alterações hormonais, uma vez que equilibra os níveis dos hormônios femininos e diminui os níveis de androgênios.

Continua após a publicidade

“Contém propriedades antibacterianas que atuam contra as bactérias que podem causar a infecção intestinal e nas vias respiratórias”, afirma ela.

Entretanto, a nutricionista alerta que a especiaria não é indicada para mulheres grávidas, crianças menores de cinco anos, pessoas diagnosticadas com problemas renais e danos no fígado, com refluxo grave e com hérnia de hiato.

Como preparar o chá de hortelã?

Ferva 250ml de água e coloque três colheres de folhas secas de hortelã. Tampe durante cinco minutos. Em seguida, coe e beba o chá entre duas a quatro vezes por dia.

Continua após a publicidade

Como plantar em casa?

Por ser uma especiaria que suporta o calor e o frio, a hortelã pode ser plantada em qualquer época do ano. Além de ser uma grande potencializadora de sabor, a erva pode ser utilizada para o preparo de pratos, bebidas e para a produção de óleos essenciais.

Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e produção de sementes da ISLA Sementes, explica que é super fácil plantar hortelã.

De acordo com ela, a primeira etapa é a escolha do local para plantar a semente. Depois, é preciso montá-lo com camadas de argila expandida, areia e substrato. Coloque a semente e regue-a diariamente. A germinação da erva ocorre entre 14 e 21 dias.

Continua após a publicidade
Publicidade