Leite integral, semi desnatado e desnatado: entenda as principais diferenças

Profissional explica qual é a característica que muda de acordo com o tipo de leite. Confira!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 23 mar 2025, 19h51 - Publicado em 21 mar 2025, 18h00
Conheça a diferença entre o leite integral, semi desnatado e desnatado
Conheça a diferença entre o leite integral, semi desnatado e desnatado (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Se você já ficou em dúvida ao se deparar com diversos tipos de leites nas gôndolas dos mercados, saiba que não está sozinho. Isso porque muitas pessoas ainda não conhecem a diferença entre o leite integral, semi desnatado e desnatado.

 

 

Para esclarecer o que muda de uma opção para a outra, consultamos Silvia Fatiam Borges Busani, engenheira de alimentos, doutora em tecnologia de lácteos e gerente da Garantia de qualidade da Fazenda Colorado, da marca Xandô.

Diferenças dos tipos de leites

De acordo com a profissional, a Portaria nº 146 do Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (MAPA) classifica os tipos de leite conforme o teor de gordura deles, portanto essa é a principal diferença entre eles.

A seguir, ela explica quanto é essa porcentagem em cada um:

  • Leite integral
Continua após a publicidade

Precisa apresentar, no mínimo, 3% de matéria gorda, conforme as diretrizes do MAPA. “Isso significa que para cada 100g de leite, deve haver ao menos 3g de gordura”, aponta Silvia.

  • Leite semidesnatado

Também chamado parcialmente desnatado, esse leite passa por processos industriais que removem a chamada matéria gorda. Assim, o teor fica entre 0,6% e 2,9%.

  • Leite desnatado
Continua após a publicidade

“O leite desnatado tem, no máximo, 0,5% de gordura”, pontua a profissional. Por esse motivo, essa é a opção mais leve, recomendada para quem está em uma dieta restritiva e busca a perda de peso.

E quanto ao leite zero lactose?

Assim como o próprio nome indica, o leite zero lactose não possui nada de lactose em sua composição. Isso quer dizer que ele não tem o açúcar natural do leite em sua composição.

“Esse açúcar é quebrado em duas moléculas, galactose e glicose, através da adição da enzima lactase, que não é produzida pelo organismo dos consumidores intolerantes, tornando assim o leite adequado para o consumo desta população”, explica Silvia.

Vale ressaltar que o processo de produção do leite sem lactose não afeta seu teor de gordura. Portanto, assim como a versão “regular”, ele pode ser encontrado em variedades cujo teor de gordura muda de acordo com cada tipo.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.