Nutricionista X Nutrólogo: qual a diferença entre os dois?

E como saber qual profissional procurar e quando?

Por Marcela De Mingo Atualizado em 30 jun 2022, 16h26 - Publicado em 8 jul 2022, 08h00

Ao cuidar da alimentação, você deve procurar um nutricionista, certo? Não exatamente. O nutrólogo também pode ser um profissional importante nesse processo. Ué, mas nutricionistas e nutrólogos não são a mesma coisa? De jeito nenhum! 

A DIFERENÇA ENTRE NUTRICIONISTAS E NUTRÓLOGOS

Para começar, um ponto comum entre os dois: nutricionistas e nutrólogos possuem uma visão da Medicina Preventiva por meio da alimentação saudável. Agora vamos às diferenças:

  • nutricionista

“O nutricionista fez graduação em Nutrição e pode prescrever o plano alimentar individualizado”, explica Thalita Sanches de Brito, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca. 

Esses profissionais trabalham com a formulação dos famosos planos alimentares, podem indicar certa dose de suplementação e solicitar alguns exames, como hemogramas e análises de vitaminas. 

  • nutrólogo

O nutrólogo é um profissional graduado em Medicina que se especializou em Nutrologia – isso significa que ele não se concentra em prescrições de dietas, mas de medicamentos e suplementos em doses mais altas. 

Continua após a publicidade

O nutrólogo, de forma resumida, também diagnostica, trata e auxilia na prevenção de doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes, como as alergias. 

QUANDO PROCURAR UM NUTRÓLOGO OU UM NUTRICIONISTA? 

  • nutricionista

Se você quer pensar um plano alimentar, começar uma dieta especial ou ganhar ou perder peso, procure um nutricionista.

“Compete ao nutricionista: planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição; realizar assistência e educação alimentar e nutricional à coletividade ou a indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas”, explica Thalia. 

Para ela, consultar um nutricionista com frequência é importante para a prevenção de doenças, melhora da qualidade de vida, obtenção de educação nutricional e ainda para entender qual tipo de alimentação funciona melhor para o seu corpo, dependendo da fase de vida em que está inserido. 

  • nutrólogo

Procure esse profissional se você está com deficiência nutricionais ou metabólicas sérias ou se tem doenças crônicas relacionadas à alimentação.

Devemos procurar um nutrólogo quando desejamos melhorar a nossa qualidade de vida.

Continua após a publicidade

Publicidade