Continua após publicidade

Óleo de abacate: benefícios e como usar na culinária

O óleo de abacate pode beneficiar a saúde de várias maneiras. Veja aqui quais

Por Larissa Serpa
4 out 2023, 13h33

A popularidade do óleo de abacate cresceu recentemente à medida que mais pessoas aprendem sobre os benefícios de incorporar fontes de gordura boa em suas dietas.

A iguaria é uma boa fonte de ácidos graxos, conhecidos por apoiar e proteger a saúde do coração. Também fornece substâncias antioxidantes e antiinflamatórias, como carotenóides e vitamina E.

E ele também é seguro para cozinhar em fogo alto e pode ser usado de várias maneiras para criar refeições deliciosas e saudáveis para o coração.

A seguir, tudo que você precisa saber sobre ele.

Rico em ácidos graxos

O óleo de abacate é composto por 71% de ácidos graxos monoinsaturados, que são moléculas de gordura que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim, como mostra um estudo.

Continua após a publicidade

Dietas ricas em gorduras monoinsaturadas têm sido associadas a vários benefícios à saúde, incluindo proteção contra doenças cardíacas.

Além disso, uma das principais gorduras do óleo de abacate, o ácido oleico, pode ajudar a manter um peso corporal saudável, regulando o apetite e o gasto energético e reduzindo a gordura abdominal.

É uma boa fonte de vitamina E

A vitamina E é um nutriente que desempenha funções críticas no corpo. Funciona como um poderoso antioxidante, protegendo as células contra danos oxidativos que, de outra forma, poderiam levar a doenças. O nutriente também está envolvido na função imunológica, na comunicação celular e em outros processos metabólicos.

Além disso, a vitamina E apoia a saúde do coração, prevenindo a coagulação sanguínea e promovendo o fluxo sanguíneo.

Continua após a publicidade

Uma porção de duas colheres de sopa de óleo de abacate fornece cerca de sete miligramas (mg) de vitamina E, o que equivale a 47% do valor diário.

Contém compostos vegetais antioxidantes e antiinflamatórios

O óleo de abacate contém compostos vegetais que são conhecidos por apoiar a saúde, incluindo polifenóis, proantocianidinas e carotenóides.

Esses compostos ajudam a proteger contra danos oxidativos e a regular a inflamação no corpo.

No entanto, tal como acontece com a vitamina E, o processo de refinação do alimento pode reduzir significativamente seu conteúdo antioxidante.. Se você quiser colher os benefícios das substâncias protetoras encontradas no óleo de abacate, é melhor comprar a versão prensada a frio.

Continua após a publicidade

Pode apoiar a saúde do coração

Como falado, usar óleo de abacate no lugar de gorduras saturadas, como a manteiga, pode ajudar a reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas, como o colesterol LDL, e ajudar a diminuir a inflamação, o que pode ajudar a proteger a saúde do coração.

Um pequeno estudo que incluiu 13 pessoas com sobrepeso descobriu que quando os participantes substituíram a manteiga por esse óleo em uma refeição rica em gordura e carboidratos, os níveis pós-refeição de colesterol LDL, colesterol total e marcadores inflamatórios como proteína C reativa foram reduzidos .

VALORES NUTRICIONAIS DO ÓLEO DE ABACATE

Uma porção de uma colher de sopa de óleo de abacate não-refinado contém:

  • Calorias: 124
  • Gordura: 14 gramas (g)
  • Gordura saturada: 1,62 g
  • Gordura insaturada: 9,88 g
  • Carboidratos: 0g
  • Fibra: 0g
  • Proteína: 0g
  • Vitamina E: 3,5 mg ou 23,5% do valor diário

RISCOS DO ÓLEO DE ABACATE

O alimento é seguro para a maioria das pessoas. No entanto, aqueles que são alérgicos ao abacate geralmente devem evitar.

Continua após a publicidade

Além disso, como todas as gorduras, o óleo é um alimento rico em calorias e deve ser usado em pequenas quantidades. O consumo excessivo de qualquer alimento com alto teor calórico pode levar ao ganho de peso.

No entanto, adicionar gorduras saudáveis, como óleo de abacate, à sua dieta pode apoiar a saúde geral e ajudar na perda ou controle de peso. Estudos mostram que seguir padrões alimentares com alto teor de gordura, como dietas do tipo mediterrâneo, pode ser útil para apoiar a perda de peso.

COMO CONSUMIR O ÓLEO DE ABACATE

Ele é uma gordura versátil que pode ser usada na culinária e na panificação.

Devido ao seu alto ponto de fumaça, o óleo de abacate pode ser usado em métodos de cozimento em altas temperaturas, como para frituras. Também pode ser usado para acabamento e para fazer molhos e temperos.

Aqui estão algumas maneiras de usar a iguaria:

Continua após a publicidade
  • Em molhos para salada e marinadas caseiros
  • Para finalizarpratos de grãos, massas e vegetais assados
  • Para cozinhar carnes, ovos, peixes e vegetais
  • Como substituto da manteiga em receitas como bolos e pães

 

Publicidade