Como incluir pão de queijo na dieta de forma saudável: 5 dicas essenciais
Com os ingredientes certos e sem exageros, é possível se deliciar com esse quitute brasileiro tão amado!

Domingo de manhã, um cheirinho delicioso pela casa e uma porção de pão de queijo saindo do forno… Dá até água na boca imaginar essa cena, não é mesmo?
Esse quitute brasileiro faz parte da rotina de muitas pessoas país fora, e a verdade é que, com equilíbrio, não há mal algum em consumi-lo.
Segundo a nutricionista Clariana Colaço, existem algumas dicas que podem fazer com que o pão de queijo se encaixe na dieta sem prejudicar o plano alimentar. A seguir, a profissional aponta quais são elas.
Como adicionar pão de queijo na dieta?
❋Escolha ingredientes de qualidade
Utilize queijos magros ou com menor teor de gordura, como o queijo minas frescal. Além disso, opte por polvilho doce ou azedo de boa procedência para garantir a qualidade do produto final.
Modere no tamanho das porções
Prefira pães de queijo menores, que permitem apreciar o sabor, mas sem exagerar na quantidade.
Prepare em casa
Fazer pão de queijo em casa permite controlar os ingredientes e optar por versões mais saudáveis – além de ficar igualmente delicioso! Para isso, experimente receitas que substituem parte do polvilho por batata-doce ou mandioca, aumentando o teor de fibras.
❋Acompanhamentos saudáveis
Sabemos que é uma delícia “chuchar” o pão de queijo em opções como requeijão, manteiga e até mesmo doce de leite e creme de avelã. No entanto, para manter o consumo equilibrado, o ideal é evitar esses acompanhamentos calóricos.
Consuma com moderação
Embora delicioso, o pão de queijo deve ser consumido com moderação, especialmente por aqueles que estão controlando a ingestão de calorias e gorduras. Inclua-o ocasionalmente em sua dieta como um mimo, e não como um alimento de consumo diário.
“O pão de queijo é uma tradição que pode ser apreciada de forma saudável quando consumido com moderação e preparado com ingredientes de qualidade. Pequenas alterações na receita podem fazer grandes diferenças no valor nutricional, tornando-o uma opção mais leve e nutritiva”, orienta Clariana.