Continua após publicidade

Adicionar sal de mesa na comida pode diminuir a expectativa de vida

Se você tem o hábito de usar o sal de mesa quando vai comer, saiba que uma pesquisa apontou por que isso é um risco para a saúde

Por Ana Paula Ferreira
5 set 2023, 10h00

Se você é uma daquelas pessoas que têm o hábito de usar o sal de mesa sempre que vai comer, saiba que um estudo concluiu que essa atitude oferece um grande risco para a saúde.

Segundo a pesquisa, salgar a refeição depois de preparada pode diminuir a expectativa de vida das mulheres em um ano e meio e, dos homens, em 2,28 anos. Entenda!

Estudo sobre o uso do sal de mesa

Publicado no European Heart Journal, o estudo analisou os dados do UK Biobank de mais de meio milhão de participantes que preencheram um questionário sobre a frequência média de adição de sal aos alimentos. Além disso, os pesquisadores também coletaram amostras de urina para examinar melhor os efeitos do sódio no corpo.

Na última análise, os resultados sugeriram que usar com mais frequência o sal de mesa em alimentos já preparados está associado à morte precoce, com maior risco de mortalidade prematura por todas as causas e menor expectativa de vida.

Como o estudo analisou a adição de sal às refeições, e não o sal que já foi usado na preparação dos alimentos, é importante ressaltar que foi apontado que é o aumento do ingrediente além do que já está em nossa comida que é prejudicial à nossa saúde.

Continua após a publicidade

Potássio ajuda a equilibrar as coisas

Antes que você jogue fora o saleiro da sua casa, saiba que os pesquisadores descobriram que a alta ingestão de alimentos ricos em potássio, como vegetais e frutas, pode reduzir os efeitos da adição de sal aos alimentos e as consequências que isso pode ter na mortalidade.

O que ocorre é que o potássio dietético neutraliza os efeitos do sódio de diversas maneiras. Com isso, há muitos alimentos ricos nesse mineral que podem reduzir os riscos de doenças ou mortalidade associados ao sódio.

Frutas e vegetais constituem a maioria deles, mas especificamente bananas, batatas, abobrinhas, abóbora, folhas verdes, brócolis, lentilhas, feijões e peixes são ótimas fontes de potássio que podem impedir os efeitos do sódio na saúde do coração.

Publicidade