Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Shots de imunidade para o sistema imunológico: benefícios e receitas

Especialista em saúde integrativa e funcional aponta ingredientes que podem ajudar na prevenção de gripes e resfriados

Por Ana Paula Ferreira
24 jul 2024, 15h59 • Atualizado em 21 out 2024, 17h32
Confira os benefícios dos shots para imunidade e como fazer em casa
 (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Com a chegada do inverno, é comum que algumas pessoas sofram com sintomas como o enfraquecimento da barreira protetora do corpo, ressecamento de mucosas de nariz e garganta e, consequentemente, a queda da imunidade.

    De acordo com Silas Soares, especialista em saúde integrativa e funcional, a boa notícia é que é possível combater esse tipo de problema com a ajuda de shots com alimentos naturais, que  podem aumentar a imunidade e auxiliar no fortalecimento da defesa do organismo, principalmente porque possuem um alto nível de nutrientes e vitaminas em sua composição.

    “Os shots de imunidade são conhecidos justamente por terem uma ação mais ágil no corpo, então é muito utilizado por quem tem uma rotina corrida. Isso acontece porque a bebida é anti-inflamatória, já que tem uma concentração ainda maior de vitaminas e nutrientes, promovendo uma absorção mais rápida no organismo, o que estimula o metabolismo e assim, consequentemente, ativa e potencializa o sistema imunológico”, explica o médico.

    Soares ressalta que as mudanças bruscas de temperatura podem estressar o corpo, tornando-o mais vulnerável a infecções. “A deficiência de vitaminas e de minerais, por exemplo, pode impactar o sistema imunológico. Sem falar que a falta de exposição ao sol, diminui o nível de vitamina D, fragilizando a defesa do organismo”, completa.

    Melhores ingredientes para shots de imunidade

    De acordo com o profissional, existem alguns ingredientes que podem ajudar a aumentar a imunidade nessa época do ano. São eles:

    Continua após a publicidade
    • Limão

    “Através de sua alta concentração de vitamina C, essencial para absorção de ferro no organismo, é um dos principais alimentos para o tratamento de doenças respiratórias, além de ter ações anti-inflamatórias”, pontua.

    • Cúrcuma

    “Também conhecido por suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes, ajuda a inibir as ações inflamatórias do corpo ao identificares doenças infecciosas, entre elas, a gripe”, ressalta o profissional.

    Continua após a publicidade
    • Gengibre

    O médico explica que assim como a cúrcuma, o gengibre tem ações antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo constantemente usado no tratamento para doenças respiratórias.

    • Própolis

    “Dor na garganta e dor de cabeça, constantes em gripes e resfriados, precisam de uma ação anestésica para melhorar a disposição do paciente. Por isso, o Própolis é um dos principais ingredientes em shots de imunidades, além de servir como uma anestesia natural, também possui ações anti-inflamatórias”, finaliza o médico.

    Continua após a publicidade

    Receitas de shots para a imunidade

    Diante dos ingredientes apontados acima, Soares sugere duas receitas de shots de imunidade para você preparar em casa. Confira:

    Shot de Limão

    • Suco de 1 limão espremido
    • 50 ml de água
    • 10 gotas de própolis verde
    • 1 colher de chá de açafrão

    Modo de preparo: misture todos os ingredientes e beba logo após o preparo.

    Shot de Gengibre

    • 50 ml de água
    • 15 gotas de própolis
    • 1 colher de chá de mel
    • 1 colher de café de gengibre em pó
    Continua após a publicidade

    Modo de preparo: misture todos os ingredientes e beba logo após o preparo.

    “Vale lembrar que apesar de serem benéficos para o sistema imunológico, os shots devem ser acompanhados a partir de uma dieta balanceada, já que sozinho, não é capaz de trazer um resultado completo. O corpo precisa de vitaminas e de minerais para construir uma barreira de defesa em seu organismo, esses nutrientes são fornecidos por alimentos saudáveis, através de uma dieta rica em proteínas, fibras, carboidratos na medida correta”, conclui o especialista em saúde integrativa.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.