Continua após publicidade

Benefícios da tâmara na gravidez: gestação mais saudável e menos dor

De acordo com fisioterapeuta pélvica e dermatofuncional, a ingestão do fruto traz ótimos benefícios para mulheres grávidas

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 15 Maio 2024, 13h19 - Publicado em 14 Maio 2024, 16h02

Além de ter um sabor delicioso (já provou combinar com morangos?), a tâmara é capaz de oferecer benefícios importantes para a saúde em geral.

De acordo com a fisioterapeuta dermatofuncional e pélvica Marisa Marin, trata-se de um alimento que possui elevado conteúdo energético e promove a formação de melatonina, combatendo a insônia. “Ela também é recomendada pelo efeito laxante em casos de constipação, por fortalecer os ossos e por combater doenças dolorosas”, indica a profissional.

Porém, suas vantagens não param por aí. Segundo um estudo científico publicado em 2018, o consumo de tâmara também é benéfico para a saúde de gestantes, inclusive durante o trabalho de parto.

Benefícios da tâmara na gestação

De acordo com a pesquisa feita na Universidade de Tabuk, na Arábia Saudita, comer tâmara durante a gravidez pode oferecer os seguintes benefícios:

Continua após a publicidade
  • Melhora a estimulação uterina;
  • Aumento da dilatação;
  • Tem papel importante nas contrações dos músculos lisos do colo uterino;
  • Reduz algumas intervenções, como a necessidade de se usar ocitocina.

Além disso, o consumo também pode gerar bem-estar materno-fetal, como diminuir a fadiga, e melhorar a pontuação da Apgar em 5 minutos, que é um teste para avaliar o estado geral e a vitalidade do bebê após o nascimento, mediante sinais como a cor da pele, o número de batimentos cardíacos e a resposta a cuidados.

“Além disso, também houve constatação de um aumento da tolerância à dor e diminuição do risco de hemorragia no pós-parto”, ressalta Marisa, afirmando que, diante das vantagens apresentadas pelo estudo, é possível iniciar o consumo da tâmara até quatro semanas antes da data prevista de parto para garantir os benefícios.

Publicidade