Continua após publicidade

O que você precisa saber sobre a primeira menstruação pós-parto

Se você acabou de ter bebê, com certeza tem dúvidas sobre como acontece a primeira menstruação pós-parto

Por Marcela De Mingo
29 mar 2023, 08h00

Passar por uma gravidez já é uma experiência por si só – afinal, as alterações hormonais são muitas. Agora, uma segunda experiência é o retorno do ciclo menstrual após a gravidez. A primeira menstruação pós-parto pode variar muito, por isso, conversamos com uma especialista para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. 

QUANDO É A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO PÓS-PARTO? 

Não existe uma regra, mas segundo Dra. Erica Mantelli, ginecologista e obstetra, a primeira menstruação pós-parto pode acontecer de 4 a 8 semanas depois do nascimento do bebê

“Tem mulheres que demoram muito mais para retomar a menstruação, principalmente se estiverem amamentando. E algumas mulheres, enquanto amamentarem, não terão menstruação”, explica. 

A MENSTRUAÇÃO PÓS-PARTO É DIFERENTE? 

Sim. Normalmente, essa menstruação pode ter um padrão diferente, afinal, durante a gravidez a mulher passou por um período longo sem menstruar

Continua após a publicidade

“O estímulo do endométrio pode ser diferente, a menstruação pode ter uma cor diferente, a quantidade de dias pode ser diferente e, também, pode ficar bem irregular nesses primeiros retornos do ciclo pós-gestação”, continua.  

QUANTO TEMPO ESSA MENSTRUAÇÃO DURA? 

De novo, a resposta é: não existe regra. Algumas mulheres relatam que ela foi mais longa do que o normal. Outras, que durou apenas dois dias e a duração aumentou depois de alguns meses do primeiro sangramento. 

“Depende dos hábitos de vida dessa mulher, se ela está amamentando ou usando algum método contraceptivo hormonal ou não”, conta a Dra. Erica. 

MENSTRUAÇÃO X SANGRAMENTO PÓS-PARTO

Continua após a publicidade

Um ponto importante é saber diferenciar a primeira menstruação do sangramento pós-parto. A loquiação é um sangramento comum, que acontece por até 40 dias após o parto, composta por sangue, células e muco que estavam dentro do útero. 

“É uma limpeza natural que o organismo faz, tirando o restante de líquido e sangramento que estavam no útero depois do parto”, diz a médica. “Pode acontecer até as primeiras semanas pós-parto, diminuindo a cada dia. E acontece com todas as mulheres, tanto as de parto normal, quanto cesariana.”

DEVO ME PREOCUPAR COM O SANGRAMENTO PÓS-PARTO?

A mulher deve se preocupar com o sangramento pós-parto, principalmente, se ele aumentar. A loquiação pode durar até 40 dias, mas tem que diminuir progressivamente, inclusive mudando de cor: primeiro, é avermelhado, depois, fica mais amarronzado e, por último, mais amarelado. 

“Quando ele começa a aumentar, se começarem a sair coágulos, a mulher tem mal-estar ou sensação de desmaio, ela precisa urgentemente conversar com o seu médico, porque pode ser uma hemorragia pós-parto”, explica. “Outra ocasião é quando essa loquiação está com um cheiro ruim e também se ela apresentar febre. Ela precisa procurar ajuda porque esses são sinais de uma infecção puerperal, uma infecção pós-parto.”

Publicidade