Maca peruana: tudo o que você precisa saber

O superalimento, é considerado um santo remédio para a libido e a melhora dos sintomas da menopausa

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h48 - Publicado em 10 fev 2023, 08h00
maca peruana
A maca peruana é um alimento funcional com muitos benefícios para a saúde (Nataliya Vaitkevich / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

De tempos em tempos, um tipo de suplemento parece se tornar mais popular que os outros e viralizar nas redes sociais. No entanto, alguns deles se mantêm relevantes ao longo do tempo – é o caso do matchá e da maca peruana. 

No caso da maca, é interessante perceber como esse suplemento virou um queridinho quando o assunto é ter mais energia e foco para o dia a dia – e até mesmo melhorar a libido

O QUE É MACA PERUANA? 

A maca peruana é uma planta cultivada tradicionalmente nas montanhas andinas do Peru, como indica o nome. Esse tubérculo se tornou muito conhecido por conta das suas funções bioativas no organismo, e, por isso, ganhou o status de “alimento funcional”. 

Em sua composição química, encontram-se carboidratos, fibras solúveis e insolúveis, lipídeos, incluindo os ácidos graxos (oléico, linoléico, linolênico), proteínas e aminoácidos, 7 vitaminas essenciais (vitaminas, B1, B2, B3, B6, C, D3, E), minerais, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, cobre, zinco, selênio, além de fitosteróis, glucosinolatos, isotiocianatos, ácido cetoacílico, macaridina e duas classes de compostos macaenas e macamidas. Ufa!

“Na medicina tradicional peruana a maca é utilizada para aumentar vitalidade, controlar o estresse, promover libido, aumentar a fertilidade e o desempenho sexual em homens e mulheres, e melhorar sintomas da menopausa“, explica Sabrina Theil, nutricionista com foco em atendimento na área clínica e ênfase em emagrecimento e estética.

Continua após a publicidade

Porém, já existem novos estudos que mostram também a função antioxidante dessa substância e também a sua capacidade de inibir o dano oxidativo no organismo. Ainda possui ações anti-inflamatória, anticancerígena, colabora para a redução dos níveis de glicose, e tem ação neuro e cardioprotetora. Esse pode, mesmo, ser considerado um superalimento, certo? 

COMO CONSUMIR MACA PERUANA?

A curto e longo prazo, os benefícios da maca podem variar de indivíduo para indivíduo, mas, em geral, eles são relacionados ao aumento da libido e aos efeitos nos sintomas da menopausa a curto prazo. 

A longo prazo, os demais benefícios começam a se fazer presentes no organismo, principalmente quando se diz respeito aos níveis de energia, e proteção contra doenças cardiovasculares e inflamações do corpo. 

Continua após a publicidade

Para que tudo isso aconteça, a maca pode ser consumida de diversas maneiras: em cápsula, com um consumo médio de uma a duas por dia, dependendo da dosagem, ou em pó, sendo misturada a sucos, vitaminas e até como um complemento em saladas, sopas e mingaus. 

Vale reforçar que as vantagens do consumo da maca são comprovadas porque ela é considerada segura para consumo humano – mas é importante seguir as orientações de um nutricionista ou médico nutrólogo, e ter em mente que, apesar dos benefícios a longo prazo, a maca não deve ser consumida de forma contínua por longos períodos. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.