Continua após publicidade

Resveratrol: o antioxidante para a longevidade

O suplemento derivado das plantas pode melhorar a qualidade da pele e trazer uma série de benefícios à saúde

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 6 jan 2023, 16h08 - Publicado em 6 jan 2023, 08h00

Quando o assunto são suplementos, sempre nos deparamos com uma novidade. O da vez é o resveratrol, um potente antioxidante que tem viralizado na internet e nas redes sociais. 

Ele é encontrado em diversas plantas, principalmente na casca da uva, e também é um suplemento nutricional derivado do knotweed japonês (Polygonum cuspidatum). Atualmente é um dos suplementos mais utilizados para a longevidade saudável. 

QUAL A FUNÇÃO DO RESVERATOL? 

“A função dele na pele é como antioxidante natural, protegendo o envelhecimento das células”, explica Michelle Reis, diretora farmacêutica da PHYTOCARE Farmácia de Manipulação. “Ele pode ser usado na forma de creme, loção ou sérum.”

Já no uso na área de suplementação ele é altamente eficaz em tratamentos cardiovasculares, redução da pressão arterial e desempenho atlético. Há, ainda, estudos comprovados na prevenção ao câncer.

“O resveratrol é um composto bioativo classificado como polifenol e encontrado na casca e sementes de uma variedade de alimentos, em especial na uva e no amendoim. Esse fitonutriente possui ação antioxidante, anti-inflamatória e anticâncer“, reforça a Dra. Ana Luísa Vilela, médica nutróloga. 

Continua após a publicidade

Segundo a médica, já se sabe que muitas doenças derivam da radiação ultravioleta e do estresse oxidativo. E o resveratrol já demonstrou ser uma opção promissora contra uma ampla gama de condições de pele, incluindo o envelhecimento precoce e o câncer de pele

“Estudos científicos atestam que o resveratrol pode reverter a resistência das células cancerosas às múltiplas drogas e sensibilizá-las aos agentes quimioterápicos padrão”, continua ela. 

CONTRAINDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

O resveratrol é uma substância natural e apresenta pouquíssimos riscos para a saúde, tanto para a ingestão através dos alimentos, quanto para a ingestão na forma de suplemento alimentar.

“Porém, como sempre é recomendado, esse suplemento não deve ser usado por mulheres grávidas, mulheres em período de amamentação ou por crianças, sem antes ter a recomendação médica para o uso”, explica a médica. 

Continua após a publicidade

Vale também prestar atenção em sintomas como inchaço nas mãos ou formigamento, que são indicativos de suspensão imediata do uso. 

“A curto prazo o resveratrol terá ação antioxidante, aliviando os radicais livres, e trazendo uma pele mais saudável”, diz Michelle. “Quando falamos de uso para suplementação, tem uma ação ótima para diminuição da pressão arterial de forma natural e melhora muito o desempenho atlético, podendo ser utilizado como coadjuvante em uma formulação de pré-treino.”

Se você acha isso pouco, calma que tem mais. A longo prazo, o uso dessa substância pode ter efeito: 

  • Cardioprotectiva
  • Antiplaquetaria
  • Antioxidante
  • Anti-inflamátoria
  • Redutora dos níveis da glicose em sangue
  • Anti-cancerígena
  • Protetora frente a doenças neurodegenerativas
  • Melhora da osteoporose

O consumo de alimentos ricos em resveratrol, ainda mais em suas versões orgânicas, é muito saudável e age de maneira abrangente no organismo, afinal, uma boa alimentação impacta diretamente na nossa saúde. 

“Já a dosagem para consumo em cápsulas (suplementos) dependerá das necessidades de cada paciente, isso quer dizer que a dose exata de resveratrol depende dos fatores individuais de cada pessoa, como saúde, idade, sexo e circunstâncias particulares”, explica a Dra. Ana. “A apresentação deste suplemento varia de 5 mg a 30 mg diários e, em alguns casos, pode chegar a 100 mg/dia, contudo é imprescindível o acompanhamento e indicação médica para o correto consumo.”

Publicidade