Qual o papel das vitaminas B, C e K no seu treino de força
Entenda como esses nutrientes podem contribuir para os seus objetivos fitness

As vitaminas consistem em nutrientes importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo e, quando falamos em treino de força, vale chamar a atenção para as do complexo B, a C e a K. A seguir, você vai entender como essas três contribuem para você atingir seus objetivos fitness. Continue a leitura!
Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B são formadas por oito tipos diferentes: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).
No geral, esses nutrientes desempenham papéis cruciais no metabolismo, na formação de glóbulos vermelhos, na saúde neurológica, na produção de energia, na síntese de proteínas e na manutenção dos ossos.
Assim, eles garantem que você tenha disposição para treinar com intensidade, favorecem a construção de músculos e ainda auxiliam na recuperação do corpo após os exercícios.
- Onde encontrar?
Entre as principais fontes de vitaminas de complexo B estão: carnes, peixes, ovos, leite e derivados, aveia, folhas verdes (espinafre, por exemplo), amendoim, semente de girassol e leguminosas (como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico).
Vitamina C
A vitamina C age como um poderoso antioxidante no nosso organismo, combatendo os danos causados pelos radicais livres produzidos durante atividades físicas intensas.
Também promove o fortalecimento do sistema de defesa do corpo e tem ação anti-inflamatória, auxiliando na recuperação do corpo.
Além disso, um estudo publicado na Revista FT em 2024 sugere esse nutriente atua na síntese de colágeno, uma proteína que integra a estrutura de ossos, músculos, articulações e ligamentos e tendões, o que pode colaborar para a prevenção de lesões e para o processo de hipertrofia.
Algumas pesquisas dizem que a vitamina C pode auxiliar na redução da dor pós-treino, especialmente aquela de início tardio, que aparece um ou dois dias após os exercícios. Vale lembrar que ainda são necessárias mais investigações para confirmar esse benefício de forma definitiva.
- Onde encontrar?
Entre as fontes mais comuns de vitamina C estão: frutas cítricas (laranjas, acerolas, kiwi), brócolis, couve, pimentão amarelo, repolho e tomate.
Vitamina K
A vitamina K refere-se a um grupo de vitaminas lipossolúveis que promovem a coagulação sanguínea, agem no fortalecimento dos ossos e contribuem para a formação de fibras de colágeno.
- Onde encontrar?
Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina K são: vegetais de folhas escuras (como espinafre, brócolis, couve de Bruxelas e mostarda), kiwi, abacate, morango, uva, oleaginosas (como nozes e pistache) e óleos vegetais.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.