Qual o papel das vitaminas B, C e K no seu treino de força

Entenda como esses nutrientes podem contribuir para os seus objetivos fitness

Por Juliany Rodrigues
28 abr 2025, 18h00
vitaminas B, C e K treino de força
Saiba mais sobre o papel das vitaminas B, C e K no nosso organismo | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

As vitaminas consistem em nutrientes importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo e, quando falamos em treino de força, vale chamar a atenção para as do complexo B, a C e a K. A seguir, você vai entender como essas três contribuem para você atingir seus objetivos fitness. Continue a leitura!

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são formadas por oito tipos diferentes: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).

No geral, esses nutrientes desempenham papéis cruciais no metabolismo, na formação de glóbulos vermelhos, na saúde neurológica, na produção de energia, na síntese de proteínas e na manutenção dos ossos.

Assim, eles garantem que você tenha disposição para treinar com intensidade, favorecem a construção de músculos e ainda auxiliam na recuperação do corpo após os exercícios.

  • Onde encontrar?

Entre as principais fontes de vitaminas de complexo B estão: carnes, peixes, ovos, leite e derivados, aveia, folhas verdes (espinafre, por exemplo), amendoim, semente de girassol e leguminosas (como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico).

Continua após a publicidade

Vitamina C

vitamina C age como um poderoso antioxidante no nosso organismo, combatendo os danos causados pelos radicais livres produzidos durante atividades físicas intensas.

Também promove o fortalecimento do sistema de defesa do corpo e tem ação anti-inflamatória, auxiliando na recuperação do corpo.

Além disso, um estudo publicado na Revista FT em 2024 sugere esse nutriente atua na síntese de colágeno, uma proteína que integra a estrutura de ossos, músculos, articulações e ligamentos e tendões, o que pode colaborar para a prevenção de lesões e para o processo de hipertrofia.

Algumas pesquisas dizem que a vitamina C pode auxiliar na redução da dor pós-treino, especialmente aquela de início tardio, que aparece um ou dois dias após os exercícios. Vale lembrar que ainda são necessárias mais investigações para confirmar esse benefício de forma definitiva.

Continua após a publicidade
  • Onde encontrar?

Entre as fontes mais comuns de vitamina C estão: frutas cítricas (laranjas, acerolas, kiwi), brócolis, couve, pimentão amarelo, repolho e tomate.

Vitamina K

A vitamina K refere-se a um grupo de vitaminas lipossolúveis que promovem a coagulação sanguínea, agem no fortalecimento dos ossos e contribuem para a formação de fibras de colágeno.

  • Onde encontrar?

Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina K são: vegetais de folhas escuras (como espinafre, brócolis, couve de Bruxelas e mostarda), kiwi, abacate, morango, uva, oleaginosas (como nozes e pistache) e óleos vegetais.

Continua após a publicidade

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.