5 esportes para curtir o verão, sem descuidar da beleza

Saiba como neutralizar os danos do sol, do vento e da água salgada nos fios

Por Abril Branded Content 6 nov 2017, 13h09

A estação mais quente do ano permite que muita gente troque ou alterne a rotina na academia por atividades físicas ao ar livre – na praia, de preferência. São várias as opções de esportes, todos com uma carga extra de energia proporcionada pelo contato maior com a natureza.

Entre as muitas possibilidades, o kitesurf, o surf, o frescobol, o stand up paddle e a corrida na areia ganham mais adeptos no período do verão. E, convenhamos, é uma delícia se movimentar e ainda aproveitar o sol, a areia, á agua do mar e o vento batendo no rosto.

Mas é justamente essa experiência gerada pelo ambiente externo que exige uma dose maior de cuidados com o cabelo, pois sofre a ação de elementos naturais:

  • kitesurf: água salgada, raios solares e vento
  • surf: água salgada e raios solares
  • frescobol: areia, suor e raios solares
  • stand up paddle: água salgada e raios solares
  • corrida: suor e raios solares

O que acontece com o cabelo

A ação desses fatores externos provoca danos aos fios, cujas cutículas acabam se abrindo com maior facilidade, o que os torna propensos à perda de brilho e às pontas duplas.

Mesmo quem usa boné para proteger o cabelo enquanto joga frescobol ou corre na areia não está livre de ver os fios prejudicados, pois o suor gera uma oleosidade excessiva no couro cabeludo. O resultado é um cabelo embaraçado, grudento e sem brilho. Essa oleosidade também pode entupir os folículos pilosos, acarretando em queda e seborreias como a caspa.

É possível neutralizar todos esses problemas com alguns cuidados especiais que reforçam a hidratação, já que fios saudáveis dificilmente quebram ou ficam embaraçados.

Siga essas sugestões:

• Aplique um creme para pentear antes de se expor ao sol. O produto forma uma barreira protetora nos fios, evitando o ressecamento e aquela aparência indesejável de palha. Nos fios coloridos, ajuda a combater o desbotamento. Entre um treino e outro, reforce a aplicação.

• É sempre bom prender o cabelo, ainda mais se for longo, para evitar que o suor grude-o na pele ou o deixe embaraçado. Mas atenção: nada de elásticos muito apertados, que podem partir os fios. Uma boa ideia é fazer coques frouxos ou usar presilhas do tipo “piranha”.

Continua após a publicidade

• Pentear o cabelo na praia só é recomendado se enxaguá-lo com água doce e aplicar um creme para pentear antes. Além da água com sal, que resseca os fios, a areia pode fazer uma esfoliação na fibra capilar e retirar um pouco da queratina dos seus fios, deixando-os bem vulneráveis. Ah! E escolha pentes com dentes largos, mais suaves para desembaraçar.

• Água quente durante a lavagem, nem pensar! Quanto mais fria, melhor. Para eliminar as impurezas com melhor eficácia, repita a dose do xampu, sempre tomando o cuidado de enxaguar bem.

• Quem pratica atividades ao ar livre no verão deve incrementar o uso de creme de tratamento, que promove uma hidratação intensiva e recupera as propriedades perdidas durante o dia. Lembre-se: o jeito certo de aplicar é depois do enxágue do xampu e antes do condicionador. O creme de tratamento é fundamental para evitar ressecamento, perda de brilho, frizz e nós.

• Após a lavagem, passe creme para pentear nos fios ainda úmidos, da metade do cabelo até as pontas. O produto vai controlar o volume de fios cacheados e crespos, tirar o frizz, hidratar e ajudar a preservar o brilho natural.

• Se o uso de secador for inevitável, utilize o jato frio, que prejudica menos o cabelo.

Neutrox/Divulgação

• No verão, aposte em produtos de uso diário com propriedade hidratantes, como os itens da linha Neutrox Clássico. Com fórmula concentrada à base de queratina hidrolisada, o xampu, o condicionador, o creme para pentear e o creme de tratamento hidratam, selam as cutículas, evitam nós e quebras e ainda combatem o ressecamento e o frizz.

Mulheres que arrasam

É cada vez maior o número de mulheres envolvidas com a prática de esportes e que vêm conquistando posições de destaque. Durante o Neutrox Weekend, realizado entre os dias 20 e 22 de outubro na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), aconteceu mais uma etapa do campeonato de surfe feminino WSL Qualifying Series feminino.

A paulista Camila Cassia conquistou o título mais importante do Neutrox Weekend na grande final do QS 1500. Já a catarinense Tainá Hinckel venceu a final Pro Junior Sub-20, enquanto a carioca Chloé Calmon, embaixadora de Neutrox, conquistou a primeira colocação na categoria Long Board. A paulista Aline Adisaka venceu a disputa de Stand Up Paddle e a peruana Sol Aguirre, da categoria Sub 16.

O público que marcou presença no Neutrox Weekend pôde participar de várias atividades gratuitas, como aulas de yoga, slackline livre, altinha com professores e clínica de surf. No Quiosque Neutrox, várias mulheres tiveram a chance de hidratar seus cabelos na praia.

Continua após a publicidade

Publicidade