Continua após publicidade

Alongamento de cílios pode afetar a saúde ocular: quais são os riscos?

Oftalmologista alerta para os cuidados necessários na hora de aplicar cílios postiços

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 1 jun 2023, 17h57 - Publicado em 1 jun 2023, 17h56

Muitas mulheres adoram utilizar maquiagem e acessórios nos olhos para torná-los mais marcantes e sofisticados. Entretanto, é fundamental ressaltar que o uso exagerado de itens de beleza nessa área pode colocar em risco a saúde ocular.

Apesar de serem grandes aliados para dar expressividade ao olhar, os cílios postiços, por exemplo, podem ser os responsáveis por causar uma série de complicações nos olhos. Isso porque, por ser tratarem de um objeto estranho, aumentam as chances de ocorrência de reações alérgicas e irritações.

Além disso, o alongamento de cílios pode prejudicar os fios naturais, fazendo com que eles caíam ou até mesmo sofram danos irreversíveis.

A cola para a fixação é outro fator potencialmente perigoso, pois, em sua composição, esse produto pode ter substâncias irritantes que, ao entrarem em contato com os olhos, podem provocar sensibilidade e inchaço ocular em algumas pessoas.

As infecções, incluindo a conjuntivite alérgica, também podem ser desencadeadas, especialmente devido à higienização inadequada dos cílios postiços antes da aplicação.

BLEFARITE

A blefarite, uma inflamação não contagiosa que atinge as pálpebras, é um dos problemas mais recorrentes quando o assunto é exagero e cuidados inadequados com o alongamento de cílios.

Continua após a publicidade

De acordo com o oftalmologista Dr. André Borba, a doença pode ser tanto infecciosa quanto alérgica, e seus sintomas envolvem: ardência, coceira, vermelhidão, edema, irritação, lacrimejamento, sensação de corpo estranho e incômodo a luz.

MEUS OLHOS ESTÃO IRRITADOS. O QUE FAZER?

Se você utilizou alongamento de cílios e percebeu a presença de desconfortos nos seus olhos, como coceira, ardor ou inchaço, vale a pena adotar procedimentos de higienização para aliviá-los.

O médico recomenda fazer compressas com soro fisiológico e lavar bem a região com sabão neutro e água em abundância.

Entretanto, essas medidas não substituem a necessidade de consultar um oftalmologista, principalmente em casos nos quais os sintomas persistem por mais tempo, pois o médico consegue verificar se não houveram danos mais graves.

CUIDADOS

Continua após a publicidade

Com tudo isso, fica claro que a utilização dos cílios postiços é uma excelente escolha para quem quer embelezar a área dos olhos. Porém, é fundamental ter uma atenção redobrada em relação aos possíveis riscos envolvidos e implementar medidas de precaução para minimizá-los.

Então, certifique-se de que o profissional que fará o procedimento é qualificado, use produtos de qualidade e não se esqueça da limpeza diária.

 

 

Publicidade