Continua após publicidade

Como escolher produtos para peles sensíveis: protetor, sabonete e mais

Basta um produtinho errado para uma série de problemas aparecerem na pele sensível. Confira as dicas e evite essa situação!

Por Juliany Rodrigues
23 fev 2024, 14h00

Devido à sua reação exagerada a estímulos e substâncias, as peles sensíveis são mais propensas a sofrerem com rosácea, inflamação, coceira, vermelhidão e ressecamento.

Por isso, para mantê-las saudáveis e protegidas, é fundamental redobrar alguns cuidados, especialmente na hora de escolher os produtos que vão fazer parte do skincare.

De acordo com a Dra. Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty, esse tipo de pele pode responder mal a produtos químicos, mudanças climáticas e exposição solar, por exemplo. “Em alguns casos, até mesmo a tecidos ou certos alimentos”, completa.

Dessa forma, se você tem a pele sensível, o ideal é seguir uma rotina de cuidados específicos e usar cosméticos suaves, sem fragrâncias e sem ingredientes que possam provocar irritações, como sulfato, parabenos, álcool e o ácido salicílico. Ativos calmantes, hidratantes e reparadores são os mais indicados.

Precisando de uma ajudinha para comprar produtos para pele sensível? A seguir, confira mais dicas da Dra. Fernanda para não errar!

COMO ESCOLHER PRODUTOS PARA PELES SENSÍVEIS

1
Continua após a publicidade

Limpeza

Para limpar esse tipo de pele, as melhores escolhas são os produtos que tenham uma fórmula suave e sem fragrância. Sabonetes muito agressivos e com sulfato devem ser evitados, uma vez que colaboram para o ressecamento excessivo e a piora da sensibilidade.

Além disso, vale lembrar que o rosto não deve ser lavado com água quente e nem com muita força, para não comprometer a hidratação natural da pele e prevenir irritações. “Use lenços de papel macios para secar o rosto, sem esfregar”, destaca.

2

Tonificação

O tônico para pele sensível deve ser livre de álcool e composto por ingredientes calmantes, por exemplo, água de rosas e camomila.

3
Continua após a publicidade

Hidratação

Procure por um hidratante potente que combata a descamação e a ardência da pele. Segundo a especialista, ele precisa ser hipoalergênico e não deve conter fragrâncias e corantes. Aqui, ativos nutritivos e reparadores também são essenciais: aloe vera, aveia, camomila e pantenol são alguns dos mais recomendados.

4

Proteção solar

Falar sobre a importância da proteção solar envolve não apenas a prevenção de manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento, mas também a redução do risco do câncer de pele, uma doença maligna bastante comum entre os brasileiros.

A médica ensina que é indispensável aplicar um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou mais diariamente. Esse cuidado deve ser tomado independentemente se você for ou não sair de casa e mesmo em dias nublados.

“Existem protetores formulados especialmente para peles sensíveis e eles não podem ter aditivos irritantes”, diz ela.

Continua após a publicidade
5

Esfoliação

A esfoliação é um processo que, por si só, já é muito abrasivo para a pele, e, para aquelas pessoas que apresentam sensibilidade cutânea, ela pode ser ainda mais problemática.

Por essa razão, ao esfoliar a pele sensível, é crucial priorizar produtos que não sejam tão agressivos e que possuam partículas grandes e não exagerar na frequência. “Faça a esfoliação, no máximo, uma vez por semana”, acrescenta a CEO.

6

Máscaras faciais

As máscaras faciais podem ser verdadeiras aliadas para dar um boost na nutrição e na hidratação da pele sensível, auxiliando de forma profunda na melhora da vermelhidão e do ressecamento.

Continua após a publicidade

Uma boa ideia é investir naquelas que contam com ingredientes como ácido hialurônico, glicerina e ceramidas, que contribuem apra a retenção da umidade e para a restauração da barreira de proteção natural da pele.

“Mas, lembre-se: antes de experimentar novos produtos, faça testes de patch”, alerta.

 

DICA EXTRA

Se você tem a pele sensível e costuma tomar banhos muito quentes, saiba que esse hábito é um grande perigo para a sua saúde cutânea.

Isso porque a água em temperaturas elevadas remove a camada que protege a pele, aumentando as chances de descamação, coceiras e outros desconfortos. Logo, o melhor a se fazer é colocar o chuveiro no morno ou frio.

 

 

Publicidade