Continua após publicidade

Como resolver os problemas mais comuns de quem tem cabelo fino

Aprenda a driblar queixas comuns como quebra nas pontas, oleosidade na raiz, falta de volume…

Por Camila Neves (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 17h40 - Publicado em 18 jan 2018, 18h25
Retrato de mulher de perfil com cabelo fino e óculos
 (Henningstad/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Ter cabelo fino pode dar um belo trabalho: o fio costuma ficar engordurado em tempo recorde (o que exige lavagens quase diárias), quebra com facilidade (aumentando a possibilidade de frizz) e tem dificuldade para segurar cachos feitos com modelador e penteados por longos períodos.

Mas, calma, nem tudo está perdido! O fio frágil precisa apenas de alguns cuidados especiais que começam no banho. “O primeiro passo para a saúde do cabelo é ser delicada durante a lavagem, evitando a tração excessiva — principalmente ao desembaraçá-lo”, diz o dermatologista Luann Lôbo, de Brasília.

Usar o mínimo de condicionador possível é o segredo para não detonar o cabelo durante a escovação e mantê-lo leve na medida. “Evite xampus muito cremosos (prefira os mais detergentes no couro cabeludo) e hidratação excessiva, pois pesa as hastes e reduz o volume”, ensina ele.

A dica é também compartilhada pelo hair stylist Robin Garcia, de São Paulo, que gosta de usar dois tipos de produto ao mesmo tempo: um transparente na raiz e outro hidratante nas pontas. Vale até lavar de cabeça para baixo para a parte cremosa não chegar próximo à raiz. Aposte ainda em um xampu antirresíduo a cada quinze dias a fim de trazer mais volume.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Já na hora do corte, todo o cuidado é pouco. Os detalhes — tanto bons quanto ruins — ficam superevidentes no cabelo fino. Então, opte por um bom cabeleireiro e leve referências antes de tomar sua decisão. Dica de expert: nesse caso, comprimentos curtos a médios dão melhor resultado que longos, que podem pesar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.