Continua após publicidade

Massagem bucal: tudo sobre a prática queridinha do momento

Fazer massagens na região da boca ajuda com a flacidez e aumenta a produção de colágeno no rosto

Por Marcela De Mingo
10 abr 2022, 08h00

Massagem linfática, massagem ayurvédica, massagem facial… hoje em dia, podemos encontrar modalidades para relaxar qualquer parte do corpo. Que tal uma massagem bucal? Sim, é isso mesmo. Parece que a nova onda é fazer massagem na região da boca – e os benefícios, ao que tudo indica – são ótimos!

O que deixou a prática famosa foram suas adeptas, como Meghan Markle. Os movimentos foram desenvolvidos pela expert em beleza francesa Joëlle Ciocco e geram desde expressões mais relaxadas até uma pele mais macia, assim como reduz a tensão da região. 

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM BUCAL

“A massagem bucal é uma técnica que pressiona os tecidos da região da gengiva e do maxilar, a fim de aprimorar o contorno facial e ainda aliviar a tensão. Sendo assim, em termos de saúde, pode melhorar quadros de bruxismo e enxaqueca. A região tratada é aquela localizada na região inferior do rosto, interna e externamente”, explica o dermatologista Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Americana de Dermatologia.

COMO É FEITA 

O processo pode ser um pouco desconfortável, já que é feita por um profissional, aplicando pressão em pontos da parte interna da boca nos quais raramente mexemos no dia a dia. É uma prática realizada com o auxílio de luvas cirúrgicas, materiais sem corantes, óleos minerais ou parabenos. 

Continua após a publicidade

“É comum os pacientes relatarem uma sensação leve de incômodo pós-tratamento, algo semelhante a sensação de um treino pesado de musculação, afinal, é um tipo de exercício muscular para o rosto”, explica o médico. 

Aliás, para os resultados serem realmente satisfatórios, é preciso constância, assim como fazemos com as atividades físicas na academia. “Em suma, o fortalecimento dos músculos periorais e dos músculos da região do modíolo, entre outros, ajudam no efeito lifting e na melhora da flacidez”, continua. 

MASSAGEM BUCAL E PRODUÇÃO DE COLÁGENO

É comum quem fala sobre massagem bucal também falar sobre produção de colágeno. E, sim, esse mito é, na verdade, um fato. “A massagem facial promove o relaxamento local, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do tecido,  estimulando e contribuindo, desta forma, para a produção de colágeno e elastina”, explica a Dra. Larissa Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas, antes de sair comemorando e fazendo massagens na boca a cada momento livre, vale o reforço de que essa produção é em pequena quantidade. Para, de fato, aumentar a produção de colágeno, um estímulo mais adequado seria o uso de bioestimuladores de colágeno injetáveis. 

Continua após a publicidade

MASSAGEM CASEIRA COM GUA SHA

A ferramenta de massagem facial se tornou muito famosa nos últimos anos, e é utilizada para “deslizar” na pele do rosto e revigorar o fluxo sanguíneo, redirecionando a energia. Acredita-se que o seu uso com frequência proporciona um lifting natural. “E há estudos que afirmam que essa ferramenta estimula a microcirculação para a porção tratada do rosto, auxiliando deste modo na melhora da dor muscular local e distal”, diz o Dr. Alessandro. 

Vale lembrar que ela não traz resultados tão satisfatórios que a massagem feita por um profissional, até por focar apenas no tecido externo da face.

Para quem quiser adotar e manter as massagens faciais, com a ajuda de uma gua sha ou de um roller, pode seguir as dicas abaixo (e aproveitar os resultados, ainda que mais suaves!): 

  1. Lave bem as mãos. 
  2. Aqueça de 3 a 5 gotas de óleo ou sérum facial entre as palmas das mãos e aplique na pele usando os dedos médio e anular. Faça movimentos circulares suaves, porém vigorosos e para cima, iniciando da base do pescoço, depois dê sequência para o nariz, têmporas e bochechas.  
  3. Finalize com movimentos suaves para cima e para fora, vindo do centro do rosto. 
Publicidade