Continua após publicidade

Tudo que você precisa saber sobre Roacutan

O medicamento para acne é muito efetivo, porém, tem uma série de efeitos colaterais que exigem acompanhamento médico.

Por Marcela De Mingo
3 mar 2023, 08h00

Quando o assunto é tratamento para a acne, o Roacutan é um dos medicamentos mais famosos do mercado. Composto por um ingrediente chamado isotretinoína, de origem sintética e semelhante à vitamina A, ele cumpre o que promete: curar a acne severa. 

O Roacutan funciona de forma bastante simples e efetiva: ele reduz as glândulas sebáceas para inibir a produção de sebo pela pele, o que, por consequência, desfavorece as inflamações e o surgimento de espinhas. 

Porém, ao mesmo tempo que é um medicamento efetivo contra a acne, é também perigoso: esse é um remédio bastante forte e que deve ser administrado somente com recomendação e acompanhamento médico. Aliás, até mesmo as doses de Roacutan precisam ser calculadas pelo dermatologista com base no peso e altura do paciente, e o tratamento pode durar até um ano. 

Esse remédio também não é indicado de cara: normalmente, os médicos recomendam o uso de Roacutan quando outros tratamentos falham em tratar e melhorar a acne. E mesmo com o remédio, a melhora não é imediata. Os primeiros resultados começam a aparecer cerca de 8 a 16 semanas depois do início do tratamento. 

EFEITOS COLATERAIS DO ROACUTAN

Continua após a publicidade

Apesar da boa fama do remédio no tratamento da acne, o Roacutan também é conhecido pelos inúmeros efeitos colaterais. E, realmente, a lista de efeitos é bastante longa – por isso o acompanhamento médico é tão importante na administração desse medicamento. 

Dentre os principais e mais conhecidos efeitos, no entanto, temos: 

No primeiro caso, pode acontecer do acompanhamento ginecológico também ser necessário. Já no segundo, a principal recomendação é do uso de colírios lubrificantes e soro fisiológico para manter os olhos e o nariz bem hidratados e combater o desconforto causado pelo ressecamento. 

Existe, ainda, uma preocupação entre o uso do medicamento e a saúde mental dos pacientes. O mito é de que o Roacutan causa depressão e pode levar ao suicídio, no entanto, os estudos sobre o assunto são inconclusivos. É comum que pacientes com acne já tenham quadros depressivos bem estabelecidos e o medicamento pode causar uma piora – no entanto, isso não é uma certeza. 

Continua após a publicidade

CONTRAINDICAÇÕES DO ROACUTAN

Por ser um remédio forte e que pode causar sequelas, esse é um medicamento proibido para mulheres grávidas. Não só isso, mas a recomendação é que mulheres não grávidas que pretendem começar o tratamento com Roacutan façam uso de dois métodos contraceptivos diferentes para evitar ao máximo o risco de gravidez. 

Esse medicamento pode interferir na formação do feto, por isso, até mesmo a doação de sangue por mulheres que fazem uso desse medicamento é restrita – afinal, o sangue doado pode ser utilizado em uma mulher grávida e gerar o mesmo problema. 

O consumo de bebidas alcoólicas também não é recomendado para quem toma esse medicamento: ele é metabolizado no fígado, e o álcool pode comprometer esse órgão e interferir na ação do medicamento. 

Publicidade