Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Autossabotagem e a dificuldade de fazer as melhores escolhas

Por Priscila Conte Vieira
26 jun 2021, 09h00

Essa semana me deparei com a seguinte pergunta: “Por que que eu não estou fazendo as melhores escolhas na minha vida, sendo que eu já sei quais seriam?” Sabe aquela autossabotagem seguida de culpa, pois bem, é disso que vamos falar hoje!

Tenho certeza que a grande maioria de vocês também já se questionou sobre os motivos por trás de não conseguir levar a dieta a sério, de ter preguiça para se movimentar, de esquecer de meditar, e de muuuuitas outras coisas que já cansamos de saber que são boas para nós mesmos, mas que de alguma forma, continuamos evitando.

Bom, a teoria disso é até simples: se não é a sua prioridade, se não te motiva e se você não se dedica, de fato, isso vai acabar passando. Mas a prática é outra! Sabemos de tudo isso, mas a culpa vem, ao mesmo tempo que sabemos o que deveríamos fazer e não fazemos, né? (Espero que não seja só eu que me sinto assim.)

Essa segunda-feira eu me impus um basta. Cansei de saber e não fazer, cansei de reclamar e não mudar! Apenas cansei de tentar e desistir no meio. Então ao invés de buscar mudar radicalmente os meus hábitos, decidi fazer as melhores escolhas! Sim, as melhores que eu puder, naquele momento, com as circunstâncias que eu tiver ao redor!

Até o momento, isso vem se mostrando em diversas facetas da minha vida: estou dormindo mais, consegui meditar todos os dias de manhã, escrevi no meu diário alguns dias (não deu em todos, mas tudo bem, eu tentei e continuarei tentando), realizei exercício físico todos os dias (comecei com 6 minutos e fui aumentando um pouquinho por vez! Assim eu não me frustro e sei que aguento), estou realizando as escolhas mais conscientes na minha alimentação, reorganizei minha rotina de trabalho e estou buscando ser mais flexível com os problemas do dia a dia. E ah, ativei alguns amigos e estou mantendo relações saudáveis (à distância) com eles!!

Continua após a publicidade

Deu pra entender que eu não estou dizendo que quero perder 3 quilos em uma semana, mas sim fazer as melhores escolhas que eu puder, para ninguém mais do que eu mesma?!

É sobre ser 1% melhor a cada dia! É sobre ser a minha melhor versão e você ser a sua!!! Não queira se comparar com o outro, a jornada dele é bem diferente da sua!

Eu não sei se quero assumir um compromisso que não darei conta. Então o único que vou me comprometer é buscar fazer o melhor que eu posso, para mim e por mim mesma. Afinal, daqui para frente eu quero poder me recordar dessas conquistas e não voltar a reclamar que deveria ter começado antes!

Vou escolher, todos os dias, em todos os momentos, fazer aquilo que for melhor para mim! E isso demanda autoconhecimento! Então, se você quer embarcar nessa jornada comigo, te convido a pensar sobre o que você gostaria de mudar e trazer consciência para o seu cotidiano, com o intuito de notar as suas escolhas, para que elas não sejam automáticas!

Continua após a publicidade

E claro, podemos fazer algumas coisas ao nosso favor! Como facilitar aquilo que você quer melhorar e dificultar o que você não quer cair no erro. Exemplo: se não quero comer coisas industrializadas com tanta frequência, preciso diminuir a quantidade desse tipo de alimento na minha casa e comprar outros mais saudáveis, que estejam de fácil acesso.

Semana que vem irei te auxiliar a implementar novos hábitos na sua rotina! Espero que até lá você possa ter feito as melhores escolhas para sua vida! 

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Continua após a publicidade

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Publicidade