Imagem Blog

Treino 3D - Corpo, Mente e Espírito, com Samorai

Bacharel em esporte, Samorai (@samorai3d) é criador do método de treinamento 3dimensional para reabilitação, prevenção e tratamento de lesões e performance. Aqui, auxilia praticantes e treinadores na busca por harmonia.
Continua após publicidade

Treino para corpo, mente e espírito: a abordagem tridimensional

Por Samorai
Atualizado em 24 mar 2021, 06h29 - Publicado em 23 mar 2021, 19h51

“Licença para pegar no taco.” Quem, como eu, brincou na rua quando criança sabe o que significa essa expressão. No jogo de taco, quando você derrubava a casinha, quando queimava o adversário ou ainda quando este “dava” três para trás, era hora de assumir o taco e pontuar. Jogar a bola longe e cruzar quantas vezes fosse possível. Mas, ao assumir o taco, uma sentença era obrigatória: licença para pegar no taco. Se isso não fosse proferido, já era. Ia ficar jogando e correndo atrás da bolinha novamente.

Gosto dessa cultura popular que aos poucos vai se perdendo. Ao pedir licença, a humildade tem vez. E é por isso que quero começar por aqui. Pela simplicidade e humildade. Então, licença para pegar no mouse, nas teclas e começar a contar minhas histórias aqui no blog. Uma vez por semana, nós vamos mergulhar no treinamento 3Dimensional que tem por fundamento a harmonia de corpo, mente e espírito e todas as formas de aplicações, seja ela para esportes de alto rendimento, gestante, idosos ou reabilitação.

Vou falar da importância de um agachamento, de um salto, de um abraço, de uma escuta ativa, de um pôr do sol. Em suma, vou escrever sobre o ser humano vivo, o ser humano que se mexe, que pensa, que sente, porque, em última análise, movimento é vida. A ausência total de movimento é a morte. E quando discorremos sobre vida, não se pode faltar um elemento essencial: o Homem, com seus amores, suas dores e seus sabores. Até porque, toda vez que vou treinar ou reabilitar alguém, esse alguém sempre vem junto. Ele não deixa o corpo dele aqui comigo e vai ao mercado fazer compras. Ele vem junto com sua singularidade, com sua história, com seus medos, com suas dores, com sua culpa. Tenho que levar isso em consideração.

Por isso não creio em protocolos, porque eles já esbarram em um dos princípios básicos do movimento, o da singularidade. Todo indivíduo que uma vez pisou nesta Terra era diferente de todos os outros. Isso explica um pouco o porquê protocolos são fadados ao fracasso. Opa!!! Pera aí!!! Se não tenho protocolos, vou me basear em que? Vai se basear em princípios fundamentais. Porque se tem algo imutável, são os princípios fundamentais. Do movimento, do ser humano, da sociedade, do universo. O primeiro, já disse lá em cima, é a singularidade. Todo e qualquer modelo de treinamento, seja ele para performance, reabilitação, prevenção de lesões, emagrecimento, deve se pautar no fato de que você nunca viu nada parecido com a pessoa que está à sua frente. Isso, obrigatoriamente deve ser levado em conta. O que serve para um, não necessariamente serve para outro.

Continua após a publicidade

Até se temos uma mesma lesão em duas pessoas como, por exemplo, uma hérnia de disco lombar, não necessariamente a causa desse problema é a mesma. Em uma, a sobrecarga na coluna pode vir de um movimento inadequado dos pés e na outra pode vir da falta de mobilidade torácica e, como resultado, gerarem uma hérnia. Nesse caso, se eu só tratasse os pés, porque o protocolo hipotético assim determinasse, eu teria sucesso em um caso e piora em outro.

Outro princípio fundamental é o da tridimensionalidade. Nosso mundo é tridimensional. Nós somos seres tridimensionais, logo o movimento também é tridimensional. Quer você queira, quer você não queira. Isso é imutável. E seu treino deve contemplar a tridimensionalidade.

Temos também um princípio importante que rege o movimento, está relacionado às forças físicas. O movimento sofre influência da gravidade, da força de reação do solo, da massa, do momento de inércia. Em suma, do universo e suas leis. Muitas vezes, essas forças serão facilitadoras do movimento e, muitas vezes, serão obstáculos a eles também. E, mais uma vez, devem ser contempladas no nosso modelo de treinamento.

Continua após a publicidade

Além desses princípios, temos diversos outros que abordarei sempre, pois tudo que eu explicar aqui, passará por esse filtro. Outro ponto forte que teremos é o encorajamento e a transformação. Sim, sou um sonhador e ainda quero mudar o mundo. Então, vou abordar muito temas de sustentabilidade, de espiritualidade, de compaixão, de amor, de humanidade em sua essência. Tudo vira assunto. Para encerrar, vou deixar uma frase que é a base da filosofia Ubuntu, que tatua meus dois antebraços e que define o primeiro princípio filosófico aqui do blog: eu sou porque somos…

Licença para me retirar, grande abraço.

Até semana que vem!

Continua após a publicidade

Samorai

Publicidade