Qual a relação entre atividade física e qualidade do sono?
A prática regular de atividade física possui uma relação direta com a qualidade do sono. Os exercícios ajudam a dormir de maneira mais profunda, contínua e restauradora, com menos despertares ao longo da noite.
O movimento ajuda a equilibrar os hormônios, a regular o ritmo biológico do corpo e a reduzir o estresse e a ansiedade, que são causas comuns de dificuldade para dormir.
No geral, todas as modalidades podem trazer benefícios para o descanso, desde que feitas de forma regular e adequada. Aeróbicos, como caminhada, corrida leve, bicicleta e natação, são ótimas opções para quem busca melhorar a qualidade do sono.
Os treinamentos de força, como a musculação, também podem auxiliar. Além disso, alongamentos e práticas como yoga desempenham um papel importante principalmente por aliviarem a tensão e oferecerem uma sensação de relaxamento.
Vale lembrar que é recomendado evitar exercícios intensos nas duas a três horas que antecedem o horário de dormir.
Atividades mais vigorosas aumentam a frequência cardíaca, a temperatura corporal e o estado de alerta, o que pode dificultar o início do sono em algumas pessoas.
Por outro lado, exercícios leves a moderados podem ser bem tolerados mais próximos do horário de dormir, desde que não provoquem agitação excessiva.
Dr. Lindbergh Mendes, médico do esporte. Instagram: @drlindbergh
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





