Café pode piorar a ansiedade?
O café é uma bebida conhecida por seu efeito estimulante e que tem como seu principal componente psicoativo a cafeína.
Trata-se de uma bebida muito consumida no mundo todo e, normalmente, há diferenças significativas de qualidade de cafés. Sendo assim, os efeitos do consumo do café podem depender da qualidade e da quantidade dos compostos químicos ingeridos.
A ingestão de 3 a 5 doses diárias de café é considerada um consumo moderado e, de forma geral, parece não colocar em risco a saúde.
No entanto, exagerar no café pode favorecer reações como insônia, ansiedade, tremores, taquicardia, dor de cabeça e náuseas.
Vale lembrar que a sensibilidade à cafeína pode variar entre os indivíduos, sendo que alguns podem apresentar reações mesmo sem o consumo de grandes quantidades dessa bebida.
Café pode piorar a ansiedade?
Existem estudos que apontam que a ansiedade causada pelo café é mais comum em pessoas naturalmente ansiosas ou que sofrem de transtornos de ansiedade e/ou ataques de pânico.
Portanto, o consumo de café normalmente não é prejudicial, porém, em indivíduos com transtornos de ansiedade ou com outras condições psiquiátricas, a bebida pode sim piorar ainda mais os sintomas.
Ana Carla Silvares Pompeo de Camargo Aros, professora do curso de psicologia da Universidade de Franca (UNIFRAN)
Treino de glúteos 2x por semana: como dividir para melhor resultado
Grazi Massafera: força e fragilidade
Horóscopo semanal: de 8 a 14 de dezembro de 2025
Treino de glúteos sem cargas: como obter hipertrofia só com peso corporal
4 dicas para desinchar até o Ano Novo





