
Por ser uma bebida diurética, o chá de dente-de-leão aumenta a produção de urina e ajuda a eliminar o excesso de líquidos no corpo, fazendo desinchar. O dente-de-leão pode ser associado a outros compostos, como a cavalinha, que têm propriedades termogênicas e desintoxicantes, que podem favorecer o emagrecimento.
Outros benefícios do chá de dente-de-leão
Além de melhorar a retenção de líquido, o chá de dente-de-leão pode oferecer outras vantagens à saúde, sendo as principais:
Melhora da digestão
Estimula a produção de bile, o que ajuda na digestão de gorduras, e alivia problemas digestivos como azia, má digestão e inchaço.
Combate às inflamações
Os compostos bioativos do dente-de-leão contribuem para a redução da inflamação em diversas partes do corpo, sendo útil para doenças inflamatórias crônicas como artrite, colite e doenças intestinais inflamatórias.
Eliminação de toxinas
O dente-de-leão é conhecido por suas propriedades desintoxicantes e ajuda a eliminar toxinas do fígado, rins e estômago.
Fortalecimento do sistema imunológico
Por ser fonte de vitaminas e minerais, como vitamina C e vitamina A, o chá de dente-de-leão ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Como preparar o chá de dente-de-leão?
Para preparar o chá de dente-de-leão, basta adicionar as raízes e/ou as folhas secas do dente de leão a água quente e deixar em infusão por cerca de 10 minutos.
É importante consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá de dente-de-leão, especialmente se você estiver grávida, amamentando ou tiver alguma condição de saúde.
Sara Monteiro, nutricionista e coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário Braz Cubas