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O conceito de clean beauty pode se consolidar no Brasil?

Por Sílvia de Castro Andrade
11 mar 2023, 09h30

Clean Beauty é um conceito que vem crescendo e se consolidando na indústria cosmética e também nos cosméticos manipulados, que prioriza ingredientes “limpos” em suas formulações.

Por “limpos” leia-se a exclusão daqueles considerados prejudiciais à saúde como parabenos, sulfatos, ftalatos, petrolatos, fragrâncias, conservantes.

Para atrair o consumidor, pesquisadores buscam incessantemente novas fórmulas com esse approach, cujo resultado está refletido nos lançamentos das grandes marcas e na reformulação de linhas inteiras para atender a demanda do mercado. Produtos manipulados permitem essa escolha devido a individualização de cada prescrição.

Por outro lado, cresce exponencialmente o número de marcas nativas digitais, que têm sinergia com a proposta do clean beauty: também são sustentáveis, comunicam-se de forma clara e permitem diálogo aberto com o consumidor.

Clean beauty tem conquistado cada vez mais adeptos e espaço no mercado brasileiro pois, mais que produtos, traduz um lifestyle: a preferência por uma filosofia de vida mais consciente, que engloba hábitos de consumo que priorizem a sustentabilidade, a economia circular e a valorização de produtores locais; também a preservação de recursos para o planeta e para as próximas gerações.

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Quanto a empresas e marcas, a escolha recai por aquelas que são transparentes em sua comunicação, que possuem certificações e selos que demonstrem seu compromisso com o meio ambiente e que são cruelty free (não realizam testes em animais).

Diante de todo esse cenário, impulsionado por consumidores cada vez mais atentos e por uma geração Z que determina padrões de comportamento atuais e futuros, cosméticos clean beauty são mais que tendência, uma realidade no mercado.

Respondido por:

Sílvia De Castro Andrade, formada em publicidade e propaganda, MBA em Marketing e em Gerenciamento de Projetos, especialista em Transformação Digital. Atua na área farmacêutica há 30 anos, com ênfase na área dermocosmética. Passagens pela indústria farmacêutica e empresas de ingredientes, atualmente é Diretora de Marketing na Biotec Magistral/Aqia Nutrition e Vet Solutions.

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