Com qual frequência ir ao ginecologista?
Normalmente, as mulheres iniciam suas visitas ao ginecologista após a primeira menstruação ou após a primeira relação sexual. Conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, é recomendado ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, mesmo na ausência de quaisquer sinais ou sintomas de doença.
Entretanto, existem algumas condições específicas que podem exigir uma frequência maior de visitas ao ginecologista, por exemplo, histórico pessoal de endometriose, síndrome dos ovários policísticos, câncer, sangramento irregular e infertilidade. E é claro que, durante a gravidez, a mulher também deve ir ao ginecologista com mais frequência, pois é necessário manter um cronograma regular de consultas pré-natais, a fim de monitorar o progresso da gestação e o desenvolvimento fetal.
É importante ressaltar que cada mulher é única, e as recomendações podem variar de acordo com as circunstâncias individuais. É sempre aconselhável buscar orientações específicas e personalizadas junto ao seu ginecologista de confiança.
Manter as consultas ginecológicas atualizadas é importante por diversos motivos, entre eles: para receber orientações sobre medidas preventivas e de contracepção, para acompanhamento de exames de rotina e para a detecção precoce de doenças como câncer de colo uterino, de mama e infecções sexualmente transmissíveis.
Dr. Henrique Cassiano, ginecologista do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu