Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Como escolher um hidratante ideal para cada tipo de pele?

Por Thiago Martins
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 25 set 2024, 08h00
hidratante para cada tipo de pele como escolher
Descubra o que levar em consideração na hora de escolher um hidratante para a sua pele | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Para escolher um hidratante, o primeiro passo é identificar corretamente o tipo de pele. Isso pode ser feito observando as características da pele ao longo do dia e considerando fatores como oleosidade, ressecamento e sensibilidade.

Além disso, é muito importante que a consumidora preste atenção aos ingredientes listados nos rótulos dos produtos, optando por aqueles que atendam às necessidades específicas do seu tipo de pele e evitando os que contenham substâncias potencialmente irritantes ou comedogênicas.

Antes de incorporar um novo hidratante à rotina diária, é recomendável ainda fazer um teste de sensibilidade, aplicando uma pequena quantidade do produto em uma área discreta do rosto e observando qualquer reação adversa ao longo de 24 horas.

Mas, é claro que, para uma escolha mais precisa e adequada, a consulta com um profissional é indispensável.

A seguir, veja algumas dicas para escolher o melhor hidratante para o seu tipo de pele.

Como escolher um hidratante facial?

Para peles oleosas:

Para peles oleosas, o objetivo é controlar a produção excessiva de sebo sem obstruir os poros. Hidratantes em gel, gel-creme ou loções oil-free (livres de óleo) são os mais indicados.

Continua após a publicidade

Esses produtos são mais leves e têm uma textura que não pesa na pele. Ingredientes como ácido salicílico e niacinamida podem ajudar a controlar a oleosidade e prevenir a formação de acne.

Para peles mistas:

Já peles mistas têm áreas oleosas, geralmente na zona T (testa, nariz e queixo), e áreas secas ou normais nas bochechas. Uma abordagem dupla pode ser eficaz: usar um hidratante leve, oil-free nas áreas oleosas e um mais nutritivo nas áreas secas. Hidratantes com ácido hialurônico são versáteis e podem ser usados em toda a face para equilibrar a hidratação sem pesar.

Para peles sensíveis:

Em casos de peles sensíveis necessitam de cuidados especiais para evitar irritações. Hidratantes hipoalergênicos, sem fragrâncias, corantes e parabenos são ideais.

Ingredientes calmantes como aloe vera, camomila, e extrato de aveia podem ajudar a reduzir a irritação e a inflamação. A formulação deve ser suave e não comedogênica para evitar reações adversas.

Continua após a publicidade

Para peles secas e normais:

Peles secas requerem hidratação intensa para repor a umidade e restaurar a barreira cutânea.

Hidratantes mais ricos, como cremes e bálsamos que contêm ingredientes como ácido hialurônico, ceramidas, glicerina, manteiga de karité e óleos vegetais, são recomendados. Esses componentes ajudam a reter a umidade e proteger a pele contra o ressecamento.

Para quem tem pele normal, a escolha é mais flexível. Hidratantes com uma textura leve, que mantenham a pele equilibrada, são suficientes. Ingredientes como ácido hialurônico, glicerina e antioxidantes ajudam a manter a hidratação e a saúde geral da pele.

Respondido por:

Thiago Martins, biomédico mineiro mestre em Medicina Estética. Instagram: @dr.thiagomartins

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.